Como parte das medidas internas para promover o isolamento social no combate ao coronavírus (covid-19), a TIM afirma ter disponibilizado novos conteúdos e "experiências" de treinamento digitais para capacitação de funcionários. Segundo a operadora nesta terça-feira, 28, a ideia é manter profissionais atualizados e incentivar o autodesenvolvimento por meio da capacitação profissional a distância para quem está fazendo home office.
Inicialmente, a empresa disponibilizou cursos e ações com objetivo justamente de adaptar os funcionários ao novo contexto de trabalho remoto. Para "líderes", a TIM ofereceu aulas digitais ao vivo em parceria com a instituição HSM sobre gestão de equipes a distância em momentos de crise. Para os demais trabalhadores, forneceu orientações sobre o cenário atual por meio da equipe de saúde da companhia, incluindo "live" com médico do trabalho sobre prevenção, sintomas e atitudes em relação à covid-19.
Além dessa primeira fase, a TIM lançou 80 conteúdos sobre habilidades comportamentais "em alta no mercado, como mindset ágil, gestão de desafios, empoderamento e inteligência emocional, todos conectados com o modelo de competências da empresa". Entre os formatos de conteúdos estão videoaulas, palestras virtuais, podcasts e artigos. Segundo diz a operadora, na última semana, mais de 500 profissionais "líderes" participaram de iniciativa sobre a valorização da diversidade e promoção de cultura mais inclusiva na empresa.
Após o primeiro mês de isolamento social, a companhia realizou programa de formação básica para área de vendas em cursos técnicos 100% digitais por meio de videoaulas, tutoriais e recursos de multimídia. A TIM diz que segue investindo na capacitação dos "facilitadores internos, agora totalmente voltada para um papel de digital educator".
"O desenvolvimento de um ecossistema digital de aprendizagem e de experiências é um pilar importante, pois habilita esta transformação, acompanhando a evolução das competências e fortalecendo o comprometimento da empresa com o desenvolvimento e engajamento do seu time", afirmou em comunicado a VP de recursos humanos da TIM Brasil, Maria Antonietta Russo.