Dois terços das empresas utilizam fibra ótica como conexão à Internet, diz pesquisa

Foto: Pixabay

Assim como no mercado residencial, as empresas também passaram a adotar a fibra ótica como principal meio de acesso à Internet. Segundo a pesquisa TIC Empresas 2019, 67% de negócios utilizam o FTTH, percentual que aumentou 18 pontos em dois anos. O estudo foi divulgado nesta terça-feira, 28, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O acesso discado ainda é utilizado por 7% das empresas. As conexões via cobre (xDSL) ainda respondem por 54% do total. Também há uma grande presença do cabo: 51% das companhias utilizam essa tecnologia. Em seguida vêm o uso da rede celular 3G ou 4G, com 46%; conexão via rádio, com 15%; e conexão via satélite, com 7%. Vale lembrar que a soma não é de 100% porque há empresas que utilizam mais de um tipo de conexão, seja por redundância, seja por localidades diferentes. 

Com o crescimento da adoção da fibra, houve também aumento da velocidade. Em 2017, 49% das empresas usavam conexões de 1 a 10 Mbps. Em 2019, mais da metade (53%) já utilizam banda larga com velocidades de 10 a 100 Mbps. 

Notícias relacionadas

No recorte mais detalhado, a faixa de 10 a 30 Mbps é a mais adotada, com 27%. Em seguida vem a de 30 a 100 Mbps, com 25%. A banda larga acima de 100 Mbps é utilizada por 17% das entrevistadas. Por outro lado, ainda há 21% das empresas utilizando conexões com velocidade de 2 a 10 Mbps; 5% com a faixa de 1 a 2 Mbps; e 2% com planos de até 1 Mbps. Os outros 3% não souberam ou não responderam.

Uso da Internet

Conforme a pesquisa, 98% das empresas utilizaram a Internet nos últimos 12 meses. Grande parte foi para efetuar pagamentos e consultas bancárias (92%), além de informações sobre produtos e serviços (93%), monitoramento do mercado (73%) e interação com organizações governamentais (72%), entre outros padrões de uso. Vale notar que o uso de VoIP ou videoconferência pela Internet foi mencionado por 41% das empresas, enquanto o uso de mensagens instantâneas foi de 76%. Todas (100%) ainda utilizam email. 

A TIC Empresas também questionou sobre o uso da nuvem. O armazenamento de arquivos ou banco de dados foi mencionado por 38%, enquanto 23% falam que utilizam o cloud para capacidade de processamento. 

A pesquisa ainda indica que os dispositivos móveis são adotados por 71% das empresas. Confira a íntegra da TIC Empresas 2019 clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!