Anatel revisa regras sobre áreas locais e altera regras para 587 municípios

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 28, a primeira revisão quinquenal do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao Uso do Público em Geral (STFC), beneficiando 587 municípios. O voto do conselheiro Aníbal Diniz, cria 35 novas áreas locais , que dispensa o uso de DDD nas ligações.

A maioria dos municípios beneficiados com a revisão das áreas locais está na região Sul (281). Outros 199 estão na região Nordeste, enquanto 69, ficam na região Sudeste. Na região Norte, foram contemplados 38 municípios.

A proposta aprovada hoje passou por consulta pública entre novembro e dezembro de 2015. O documento contempla a atualização da lista de municípios pertencentes a cada região metropolitana; a atualização da lista de tratamentos locais concedidos em razão de alteração na composição de regiões metropolitanas; a inclusão de artigo estabelecendo a hipótese de desmembramento de áreas locais, de modo a atender situações excepcionais de transferência ou de exclusão de um município de sua região metropolitana originária – situação em que o município passará a realizar chamadas locais tanto para a região metropolitana de origem quanto para a nova; e o estabelecimento de prazo de 180 dias para que as concessionárias efetuem as mudanças aprovadas, ante o prazo de 120 dias que prevalecia no regulamento anterior.

Notícias relacionadas

A Anatel informa que o regulamento será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!