Divisão de nuvem do Alibaba já lidera mercado em IaaS na China

Assim como ocorreu com a Amazon.com, que surpreendeu investidores ao revelar que sua divisão de nuvem Amazon Web Services (AWS) atingiu receita de US$ 5,16 bilhões no ano passado e participação de 28% no mercado mundial de serviços de infraestrutura de nuvem (IaaS, na sigla em inglês), o gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba, que tem uma unidade de nuvem semelhante, denominada Aliyun, também assumiu o topo do mercado em IaaS na China, com market share de 22%.

Embora não tenha sido divulgada a receita obtida pela Aliyun, em termos de porte, a divisão de serviços de nuvem da companhia chinesa é de longe a líder mundial. Ela tem 1,4 milhão de clientes, contra 1 milhão da AWS, e mais de mil funcionários, contra cerca de 500 mil empregados da unidade da Amazon. O dado comum às duas empresas é que o desempenho da divisão de cloud muda a imagem de meras companhias de e-commerce, que começam a ser vistas como grandes fornecedoras de nuvem e varejistas online.

A Alibaba tem uma carteira diversificada de clientes, que vai de pequenas a grandes empresas, recursos financeiros quase ilimitados e enfrenta uma modesta concorrência de Google, IBM e Microsoft na China, um cenário mais favorável do que o da AWS.

Após a divulgação do informe de resultados trimestrais da Amazon, analistas do JP Morgan projetaram a valorização da AWS em US$ 66 bilhões. Dado que a divisão de nuvem tem uma taxa de execução (desempenho futuro) que deve ficar entre US$ 6,6 bilhões e US$ 7 bilhões neste ano, o banco prevê a valorização em dez vezes a receita. Assumindo que a receita deve ficar US$ 9 bilhões em 2016, a valorização da AWS seria de US$ 90 bilhões.

Embora as receitas da Aliyun sejam uma pequena fração das receitas da AWS – o mercado chinês de IaaS é significativamente menor do que o dos EUA –, o mercado chinês de nuvem pública deve crescer mais rápido. Usando dados comparativos, analistas calculam que o valor de mercado da Aliyun hoje é de US$ 22 bilhões.

 

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