Nic.br criará método de avaliação dos serviços de banda larga móvel

A qualidade dos serviços prestados de banda larga móvel no país passará a ser avaliada periodicamente pelo Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), órgão subordinado ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). A entidade está definindo a metodologia e os critérios que serão avaliados nos testes. O projeto faz parte de um acordo firmado entre Nic.br, Inmetro e Anatel. A expectativa é de que a primeira pesquisa seja realizada este ano e os resultados sejam divulgados no começo de 2010.
A proposta é checar a conformidade dos serviços às cláusulas estabelecidas nos contratos firmados entre as operadoras móveis e os consumidores. Serão testados apenas os serviços das operadoras de grande porte nas principais capitais do País. "Os critérios serão um pouco diferentes daqueles usados para avaliar a banda larga fixa. Levaremos em conta cobertura e qualidade do sinal, assim como a disponibilidade de serviços não 3G, como GPRS e Edge", explica Rubens Kühl, responsável por programas de qualidade no Nic.br.
Banda larga fixa

Notícias relacionadas
No segmento de banda larga fixa, o Nic.br iniciou um processo de avaliação no ano passado, em caráter de teste. Os primeiros resultados oficiais serão divulgados no fim deste semestre. Na banda larga fixa são analisados a taxa de transferência, a latência, o funcionamento do DNS, os prazos de instalação e de reparo, dentre outros pontos. Os testes são feitos em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Não será criado um ranking por operadora. Apenas será verificada a conformidade da oferta de cada uma segundo os parâmetros escolhidos, informa Kühl.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!