Publicidade
Início Teletime Quase a totalidade das empresas no país usa a internet

Quase a totalidade das empresas no país usa a internet

No ano passado, 94% das empresas brasileiras possuía computador, sendo que naquelas com 50 funcionários ou mais o número chega a 100%. O resultado mantém o mesmo patamar de 2007, segundo dados da pesquisa TIC Empresas realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgada nesta terça-feira, 28.
Em relação à internet, o estudo revela que 91% das empresas estavam conectadas à web, sendo que 97% daquelas que possuíam computador tinham conexão à internet. Além disso, constatou que, do total que acessa a web, cerca de 70% das companhias fazem uso da banda larga, o que representou um crescimento de 12 pontos percentuais em relação a 2007, quando apenas 48% das companhias contavam com esse tipo de acesso à web.
O levantamento do NIC.br verificou, ainda, que 21% das companhias oferecem acesso remoto aos seus computadores, número superior aos 15% contabilizados na pesquisa anterior, realizada em 2006. Esse número é mais representativo quando se divide por porte de empresas. Nas grandes companhias, com mais de 250 funcionários, o percentual das que fornecem acesso remoto aos funcionários é de 58%, percentual que cai para 31% nas médias empresas e para apenas 18%, nas pequenas.

Notícias relacionadas
Segundo Alexandre Barbosa, coordenador do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), a disponibilidade de acesso remoto aos funcionários às informações e sistemas da empresa vem sendo impulsionada pela melhor qualidade das conexões de banda larga. “A visão das empresas sobre o trabalho remoto está sofrendo uma mudança. As companhias estão percebendo um maior valor no fato de os funcionários poderem trabalhar de casa. E isso resultará aumento da quantidade de profissionais que passarão a exercer suas atividades longe do escritório”, avalia Barbosa.
O estudo também constatou um aumento da terceirização de TI, já que 47% das companhias optaram pelo outsourcing em 2008, número 2% maior que o resultado de 2007, quando 45% das empresas usavam a terceirização de TI. Outro dado relevante foi o fato de 26% das empresas já fazerem uso de sistemas operacionais de código aberto. A utilização de sistemas open source ocorre principalmente nas grandes empresas, entre as quais 61% aderiram à tecnologia, seguidas por 44% das médias empresas e 22% das pequenas.
"Esse resultado da utilização de softwares de código aberto no país é muito relevante, já que a média mundial do uso e softwares open source não supera os 10%", afirmou secretário da Secretaria de Política de Informática (Sepin), do MCT, Augusto Gadelha.
O estudo analisou 3,5 mil empresas com dez funcionários ou mais, de sete setores de atividade econômica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile