Votação do PL 29/07 deve ficar para o dia 7 de maio

A reunião desta terça-feira, 29, da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados não deverá deliberar sobre o principal item de sua pauta: a votação do PL 29/2007, que regulamenta o mercado de TV por assinatura e o audiovisual. O mais provável é que a proposta só seja votada na primeira semana de maio, na reunião do dia 7, segundo informações do gabinete do relator, deputado Jorge Bittar (PT/RJ).
Vários fatores contribuem para que o projeto não tenha sua tramitação concluída na comissão nessa terça-feira. O principal é a provável falta de quórum considerável na reunião para apreciar uma matéria tão polêmica quanto o PL 29. Às vésperas do feriado do Dia do Trabalho (1º de maio) há poucas chances de que os deputados compareçam em massa à reunião. Outro empecilho é que o autor do projeto, deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC), está em Londres para um debate sobre telecomunicações e solicitou que o texto não fosse votado durante sua ausência.
Mas o mais forte fator para que o projeto não seja apreciado nesta semana é que o deputado-relator pretende apresentar um novo substitutivo nesta semana. O documento deve se restringir a correções na proposta atual e não deve alterar sensivelmente o conteúdo conhecido atualmente, ainda que haja grande movimento de setores interessados em tentar modificações de última hora. Este novo substitutivo – será o terceiro desde que o projeto chegou à Ciência e Tecnologia – não permite pedidos de vista, uma vez que, regimentalmente, os deputados só podem solicitar a suspensão da votação para uma análise mais apurada da proposta uma única vez.

Notícias relacionadas
A opção de apresentar um novo substitutivo, no entanto, exige o cumprimento de alguns trâmites burocráticos que seriam evitados caso o relator optasse por fazer uma complementação de voto. No caso do substitutivo, é necessário que o documento seja publicado com antecedência ao momento da votação, para que seja dada a publicidade adequada à proposta. Se Bittar optasse pela complementação de voto, a atualização do texto poderia ser apresentada na própria sessão deliberativa, antes da votação.
Para cumprir esse rito regimental, o gabinete de Bittar trabalha para consolidar o novo texto até a quarta-feira, 30. Novamente, como há um feriado na quinta, é imprescindível que o substitutivo seja encaminhado para publicação na quarta para que a proposta seja deliberada na sessão ordinária da próxima semana, prevista para o dia 7. A presidência da comissão e o próprio relator vinham defendendo que o projeto fosse votado ainda em abril, para agilizar a tramitação da proposta dentro da Câmara. Após passar pela Ciência e Tecnologia, o texto ainda precisa ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o Senado Federal. Isso se não houver solicitação para que ele vá ao plenário da Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!