Publicidade
Início Teletime Calais teria sido criada para barrar avanço da Telefônica

Calais teria sido criada para barrar avanço da Telefônica

Fontes próximas às negociações que resultaram na formação do consórcio Calais têm uma versão no mínimo original que explica o posicionamento do presidente do BNDES, Carlos Lessa, e dos seguidos rumores de que o governo estaria apoiando as três teles fixas em seu projeto de comprar a Embratel.
Segundo essas fontes, autoridades governamentais teriam sido procuradas pelos representantes da Telemar e Brasil Telecom, que temiam uma compra da Embratel por parte da Telefônica, que assim ficaria numa posição de dominância quase absoluta do mercado brasileiro.
Como BNDES e os fundos de pensão têm investimentos expressivos na Telemar e também na Brasil Telecom, essas empresas teriam recebido uma espécie de sinal verde de setores isolados do governo para atrair a Telefônica ao consórcio, evitando assim um fortalecimento desmedido do grupo espanhol.

Notícias relacionadas
O tiro, no entanto, acabou saindo pela culatra. A Telmex entrou para valer na disputa pela Embratel para se contrapor à recente incursão da Telefônica no mercado em que Carlos Slim é monopolista (México). Agora, BrT e Telemar teriam começado a argumentar que não há espaço para quatro grandes competidores na telefonia fixa brasileira. Com esse argumento, vislumbrariam, segundo as fontes, a possibilidade de ganhar a simpatia governamental para um próximo passo: a fusão entre elas, projeto este, aliás, já tentado e anunciado por Daniel Dantas, do Opportunity, que tem um pé em cada uma das teles. Desta forma, promete-se resolver a situação dos fundos, que têm muito dinheiro "encalhado" na Brasil Telecom e Telemar e não têm controle em nenhuma delas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile