A TIM lançou um novo programa de mentoria externa, em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas, o CMI Business Transformation e outras empresas do setor, para acelerar a carreira de mulheres em tecnologia.
O programa visa promover a equidade de gênero no mercado de trabalho, oferecendo uma jornada de troca de experiências entre profissionais com diferentes vivências.
A iniciativa contará com a participação de 15 duplas formadas por mentoras e mentoradas, que participarão de 10 sessões online. Além disso, as participantes terão acesso a rodas de conversa sobre carreira e competências digitais, fomentando a troca de experiências e a criação de uma rede de apoio profissional. Como parte do programa, as envolvidas também poderão acessar cursos por meio do aplicativo Mulheres Positivas.
O programa é direcionado para mulheres profissionais com nível pleno e experiência entre três e seis anos no setor de tecnologia, bem como àquelas em transição de carreira para a área. As inscrições estarão abertas de 28 de março a 8 de abril, por meio do hotsite da TIM.
Mesmo as candidatas que não forem selecionadas para a mentoria poderão usufruir de benefícios, como acesso a ações de desenvolvimento profissional e licenças premium do aplicativo Mulheres Positivas, segundo a operadora.
"Com o novo projeto de mentoria, estamos criando oportunidades reais para que mulheres possam se desenvolver, liderar e construir o futuro da tecnologia. Conectar conhecimentos e histórias é um movimento capaz de transformar realidades e fortalecer redes de inspiração e confiança", comenta a VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, Maria Antonietta Russo.
Expansão para outros setores
O programa representa uma evolução do Mentoria Intercompany, iniciativa que já impactou mais de 440 mulheres. Para ampliar ainda mais seu alcance, uma segunda fase do projeto está prevista para o segundo semestre, com expansão para setores além da tecnologia, incluindo o agronegócio.
As mentoras envolvidas são profissionais sêniores e executivas com pelo menos 10 anos de experiência, trazendo expertise e conhecimento aprofundado para orientar as "mentoradas". A gestão técnica, curadoria e processo de matching entre as duplas são conduzidos pela CMI Business Transformation, garantindo alinhamento estratégico e maior eficácia no desenvolvimento profissional das participantes.
Com essa iniciativa, espera-se promover um impacto significativo no fortalecimento da presença feminina na tecnologia e, futuramente, em outros setores, consolidando um ambiente mais diverso e equitativo no mercado de trabalho.