CPQD firma parceria com parque tecnológico do Japão para Open RAN

CPQD - Foto: Divulgação

Por meio de um memorando de entendimento, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) firmou um compromisso com o Yokosuka Research Park R&D Promotion Committee (YRPC), parque tecnológico do Japão, para promover uma cooperação no desenvolvimento de pesquisas e negócios visando a evolução de redes de acesso por rádio abertas (Open RAN) no mundo.

Especializado em comunicação por rádio (5G, redes de sensores sem fio e Internet das Coisas), o YRPC abriga centros de pesquisa e desenvolvimento de importantes empresas do segmento de comunicações móveis e sem fio

O centro também faz é representante do Open Test and Integration Center (OTIC) no Japão, tendo como membro players como SoftBank, Rakuten Mobile, KDDI e NTT DOCOMO, por exemplo.

Notícias relacionadas

Vale lembrar que, em março, o CPQD foi o primeiro OTIC credenciado pela O-RAN Alliance na América Latina e no Hemisfério Sul.

O credenciamento inseriu o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN no  grupo de laboratórios de testes e integração que têm a função de garantir a interoperabilidade das soluções de redes abertas fornecidos por empresas diferentes, bem como a segurança cibernética dos equipamentos e um desempenho equivalente ao de soluções de redes de acesso proprietárias, de um único fornecedor.

"Esse acordo de cooperação tecnológica favorece o compartilhamento de experiências, práticas e processos e, principalmente, facilita o acesso a fabricantes japoneses de soluções Open RAN", afirma Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções em Conectividade do CPQD.

"Mais do que isso, a colaboração prevista no acordo é abrangente e inclui até a pesquisa e desenvolvimento em 5G, 6G e além, intercâmbio de profissionais, organização conjunta de eventos e parcerias de negócios em tecnologias da informação e comunicação, entre outras atividades", acrescenta Lima.

De acordo com o CPQD, a parceria tem início com as atividades de pesquisa e desenvolvimento em Open RAN, que serão conduzidas nos OTICs do Brasil (instalado no próprio CPQD), para atender toda a América Latina e o Japão. Com esse objetivo, o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN já firmou acordo também com o laboratório Virginia Tech, dos Estados Unidos, credenciado em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!