Anatel recebe primeiros subsídios para selo ESG

ESG
Foto: Divulgação

A Anatel participou de um encontro com os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do consórcio Colin Consultoria e Ecoa ESG Tech, na última terça-feira, 25. O objetivo foi apresentar os primeiros resultados do projeto Selo Climático ESG Anatel-BID.

O projeto visa impulsionar práticas ESG nas empresas de telecomunicações, contribuindo para as metas de desenvolvimento climático global. A primeira fase do incluiu uma análise comparativa de práticas ESG em 68 agentes internacionais do setor, abrangendo empresas, reguladores e organizações globais.

A partir do levantamento, foram obtidas percepções relacionadas a emissões de carbono, mitigação a risco climático, consumo e eficiência energética, práticas de economia circular e redução e e-waste, monitoramento regulatório e alinhamento das instituições ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

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Representando o Gabinete do conselheiro Alexandre Freire, Marina Villela destacou o papel da Anatel como indutor de práticas sustentáveis ao relembrar o discurso apresentado pela Agência durante a 29ª Conferência das Partes (COP29) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), na qual a Anatel se comprometeu a apresentar números, resultados e ações concretas resultantes de sua atuação no setor.

A Superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate, ressaltou a importância de contemplar ações de promoção de educação para o consumo nas dimensões do selo ESG, de forma estimular conscientização do consumidor quanto a aspectos relacionados à, por exemplo, eficiência energética e ao descarte de lixo eletrônico.

A próxima etapa envolve a coleta de dados e entrevistas com empresas do setor para identificar incentivos à adoção de práticas sustentáveis.

A iniciativa faz parte das ações do projeto estratégico Governança 4.0 ESG, aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, que contribui para o alcance da visão de futuro e o cenário-alvo definidos no Plano Estratégico da Anatel, cujo propósito é conectar o Brasil para melhorar a vida de seus cidadãos.

(Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)

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