Telecom Italia recebe proposta do CVC por fatia em unidade de serviços

Controladora da brasileira TIM, a Telecom Italia confirmou nesta segunda-feira, 28, o recebimento de uma oferta não vinculante do CVC Capital Partners para aquisição de fatia minoritária em uma futura unidade de serviços.

O perímetro da operação deve ser "configurado no caso de conclusão da transação", diferindo assim do modelo proposto pela própria Telecom Italia no plano de cisão entre infraestrutura e serviços (no qual a TIM Brasil seria uma das unidades da nova ServCo).

Já a manifestação de interesse dos britânicos do CVC (formalizada no último dia 25) envolve outros ativos: a divisão empresarial da Telecom Italia (incluindo conectividade e serviços) e as subsidiárias Noovle (unidade para nuvem e edge computing), Olivetti (soluções de Internet das Coisas), Telsy (cibersegurança) e Trust Technologies (software e serviços de TI).

Notícias relacionadas

A proposta ainda será submetida para apreciação do conselho de administração da Telecom Italia. Em comunicado, a empresa destacou que as conversas com o fundo norte-americano KKR seguem em curso mesmo com os novos desdobramentos. Formalizada em novembro, a oferta prevê a aquisição de controle da tele e fechamento do capital, mas só teve conversas formais iniciadas há duas semanas.

No meio tempo, o plano industrial de cisão de infraestrutura e serviços foi apresentado como alternativa estratégica pela nova diretoria da Telecom Italia. Em caso de sucesso, uma das possibilidades na mesa é fusão da empresa de infraestrutura com a OpenFiber, criando uma rede nacional de fibra óptica no país europeu.

Deixe seu comentário