Com introdução prevista para 2023, o selo de qualidade para operadoras de telecom deve ter os novos indicadores técnicos publicados pela Anatel no próximo mês de junho, após revogação de parâmetros anteriores no início de março.
A sinalização foi dada pela agência reguladora nesta segunda-feira, 28, durante a apresentação da pesquisa anual de qualidade e satisfação percebida em serviços de telecom. Além dos novos indicadores técnicos de rede esperados para o meio do ano, a próxima edição da pesquisa (referente a 2022) e as reclamações medidas pela Anatel vão formar o tripé que resultará no selo.
Neste sentido, as operadoras serão futuramente agraciadas com classificações de A a E baseadas também na percepção de clientes ao longo deste ano. "Será mais um elemento de comparação que consumidor terá à sua disposição. A partir do ano que vem, [a pesquisa de qualidade e satisfação percebida] começa a impactar esse selo de qualidade", afirmou a superintendente de relações com consumidores da agência, Elisa Leonel.
Na edição de 2021 do levantamento, o celular pré-pago foi tido como serviço melhor avaliado pelos brasileiros, em oposição à banda larga fixa, que teve a pior colocação. Já o atendimento telefônico e a qualidade das informações sobre planos prestados ao consumidor foram considerados pontos de atenção.