Simba diz que solicitou interrupção dos canais das suas associadas apenas em São Paulo; carta, contudo, mostra o contrário

(Atualizada às 23:40)  As demonstrações de força na guerra entre as principais operadoras de TV e a Simba – joint-venture criada para negociar o licenciamento da Record, do SBT e da RedeTV na plataforma paga – aumentou ainda mais de temperatura. E segue também intensa a batalha midiática, com informações desencontradas.

Na segunda-feira, 27, os assinantes da Sky, Claro TV e Net deixaram de receber as programações dos três canais abertos em Brasília. Segundo uma fonte na Simba, no entanto, a decisão pelo corte do sinal foi das operadoras, e não dos canais. Não teria havido, segundo a fonte, corte de sinal por determinação das emissoras.

(Este noticiário teve acesso à carta enviada pela Simba a uma operadora, assinada por Anderson Napolião como representante legal, em que textualmente é dito que "em conformidade com a prerrogativa garantida às emissoras nos termos da Lei 12.485/2011, solicitamos à V.Sas. que suspendam, por prazo indeterminado, a distribuição das programações e sinais das emissoras de radiodifusão de sons e imagens denominadas RECORDTV, REDE TV! e SBT, a ocorrer a priori em Brasilia e São Paulo e, posteriormente, nas demais localidades, conforme programação definida do switch-off cluster". A carta estabelece que apenas após a negociação das condições comerciais a transmissão dos sinais poderá ser retomada).

Notícias relacionadas

Marco Gonçalves, o executivo responsável pelas negociações na Simba, já havia afirmado a este noticiário no dia 16 deste mês que a empresa só exigiria a interrupção dos canais sócios nas operadoras que não estivessem negociando. "Não vamos fornecer conteúdo de forma gratuita, mas, havendo uma negociação em curso, vamos ser razoáveis", disse. Segundo a Net, já houve a exigência da interrupção a partir do dia 29. "No último dia 24, essas emissoras, representadas pela Simba notificaram a Net e a Claro TV para formalmente interromperem a exibição dos seus canais a partir de 29 de março", divulgou a operadora em comunicado.

Must carry

A regra do must carry, que obriga as operadoras de TV a carregar e os canais a ceder os sinais da TV aberta, vale para os canais analógicos da radiodifusão aberta. No caso dos canais digitais, a regra é diferente: os canais abertos não são obrigados a ceder a programação gratuitamente.  A Simba foi criada para negociar em conjunto a programação das três redes.

Portanto, a distribuição dos sinais de TV aberta depende de autorização dos radiodifusores onde o switch off analógico já aconteceu (Rio Verde e Brasília). Nesta quarta, 29, serão desligados os sinais analógicos em São Paulo e a regra passa a valer em sua região metropolitana.

7 COMENTÁRIOS

  1. O posicionamento de toda TV Aberta, deveria ser: Ter a melhor imagem, ao gosto do telespectador aonde ele esiver. Somente a Globo faz isso. Está no cabo, no DTH, no UHF, na Internet e na Parabólica em HD.
    Os executivos da Globo devem estar muito felizes com essa decisão da Simba…

  2. O posicionamento de toda TV Aberta deveria ser: Ter a melhor imagem, ao gosto do telespectador, aonde ele estiver. Somente a Globo faz isso: está no cabo, no Dth, no UHF, na Internet e na Parabólica em HD.
    Os executivos da Globo devem estar rindo a toa com essa decisão da Simba.

  3. Mas a Globo (Globosat), as organizações Globo, recebem repasse de valor por sua programação que é carregada pelas operadoras, logo é justo que a SIMBA tbm cobre pela programação das 3 emissoras. O problema é que essas 3 emissoras agem como meninos, e não se organizam. Falam uma coisa e fazem outra, a carta é clara que eles pediram pra retirar o sinal (o que deveria ser feito em última instância). Inexperiência? Burrice? É só essa a minha dúvida. Apesar de torcer que estes emissores tenham força pra rivalizar com a Globo em busca de um mercado mais igualitário.

    • Daniel, negocios, sao negocios. A Globo sabe a forca que tem. E as operadoras sabem a importancia de ter a Globo em seu pacote. Ela eh como loja ancora. Se voce tirar, o castelo desmorona. No caso da Globo, as operadoras pagam sorrindo, porque vamos e venhamos, a mercadoria vale.

      • Concordo com seu posicionamento, Daniel Aragão. A postura das operadoras em não pagar pelo carregamento dos canais da RecordTV, RedeTV e SBT só contribui para um ambiente desigual nas comunicações, o que prejudica frontalmente a liberdade de escolha e de expressão dos telespectadores/assinantes, e ainda fortalece o monopólio do Grupo Globo não só na TV abertas, mas também nas plataformas pagas. Inclusive, o conteúdo da Globo já é hegemônico na TV paga. Uma pena a Anatel não estar preparada, em termos regulatórios, para imbróglios dessa natureza.

  4. Questão é que não viável, as operadoras pagar por um conteúdo que exibido a gratuitamente, ou seja o universo da televisão está em grande mudança e a simba quer criar uma copia da Globo Sat, sem tem poder aquisitivo para fazer as produções que a globo faz em relação ao sinal digital da Globo todos são gratuito, em relação aos produto Globo SAT que são canais como Multishow, Sport TV, Telecine , entre outros as operadoras pagam um repasse, a Simba fez um papel de criança.

    Primeiro ponto de vista é que apenas 20% do assinantes de TV acabo assistem a programação de canais aberto, quem assina a TV acabo não por causa do conteúdo dos canais aberto e sim pelo conteúdo dos canais fechado como Fox, HBO, Combate, Esport TV, Globo news , Multishow entre outros o conteúdo de canais aberto não tem tanta influência para os assinantes de TV acabo

  5. e mas as informacao nao estao sendo passado claro pois informa q sera dealigado Recordtv Redetv Sbt mas nao informa e somente para Df Sp os demias. estado continua com o sinal normal pois moro em bh e ainda tenho sinal canal 20 redetv 21 rocordtv 23 sbt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!