Rede LTE na faixa de 700 MHz pode ser ativada no final de abril em Brasília

A partir do final de abril, a Claro, Vivo, TIM poderão ativar a rede LTE na faixa de 700 MHz em Brasília e cidades do entorno que tiveram o desligamento do sinal analógico da TV aberta em novembro do ano passado. A previsão inicial era da espera de nove meses para liberação da faixa às teles. Em São Paulo, entretanto, o uso da faixa para o serviço móvel de quarta geração só deverá acontecer em meados de 2018.

Segundo o presidente executivo da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), Antonio Carlos Martelletto, a mitigação preventiva da frequência em São Paulo não pode ser iniciada antes do desligamento do sinal analógico de TV no restantes dos municípios, que só acontecerá em setembro deste ano. O Estado é o principal mercado das teles.

O LTE já está funcionando na faixa de 700 MHz em Rio Verde e Ituiutaba, em Goiás; Uberlândia, em Minas Gerais; e Fernando de Noronha, em Pernambuco. Segundo Martelletto, nenhum problema de interferência entre os serviços de TV digital e de banda larga móvel surgiu até agora. A expectativa é de que o mesmo ocorra em Brasília, mercado de maior porte.

Notícias relacionadas

Conversores

O presidente da EAD disse também que o problema de fornecimento de conversores para distribuição gratuita já foi resolvido. "Nós tivemos que contratar um produto novo, a partir da alteração das configurações, mas depois de superada essa fase, passou a ser um produto de prateleira", afirmou.

Só em 2017, a EAD prevê a distribuição de sete milhões de kits às famílias inscritas nos programas sociais do governo federal, número semelhante ao que será necessário em 2018. Em 2015, a EAD distribuiu apenas sete mil e, em 2016, cerca de 350 mil. De acordo com Martelletto, se tudo acontecer dentro do planejado, os R$ 3,6 bilhões pagos pelas teles para o processo de digitalização da TV serão suficientes para cobrir todas as despesas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!