Algar Telecom desenvolve internamente plataforma open source de controle de aparelhos

A Algar Telecom prova que nem sempre a máxima “santo de casa não faz milagre” é verdadeira. A empresa utilizava em forma de serviço uma plataforma da Oi de controle de terminais na rede, conhecida como Equipament Identity Register (EIR). Acontece que a Oi resolveu que não iria mais prestar esse serviço e a Algar ao invés de buscar uma solução no mercado aproveitou a oportunidade e desenvolveu em casa a sua própria plataforma EIR em código aberto.
 

Notícias relacionadas
“É o primeiro EIR open source do mundo. Nós damos para o mundo tecnologia de ponta. Qualquer um pode melhorá-lo, modifica-lo e usá-lo em seu negócio”, orgulha-se o diretor executivo de operações e tecnologia da Algar Telecom, Luis Antônio Lima. O código fonte da plataforma pode ser acessado pelo endereço: code.google.com/p/jeir.

O benefício financeiro para a operadora é significativo. Segundo Lima, uma plataforma dessa no mercado, dimensionada para o tamanho da Algar, custaria de R$ 1,5 milhão a R$ 3 milhões. Com o desenvolvimento interno a economia foi de 80% do valor da solução mais barata. A grande vantagem é que com a plataforma própria a Algar não tem o custo de uso do software que chega a 20% do valor da plataforma por ano, segundo o executivo.

A equipe de P&D da Algar já incluiu a capacidade de identificação dos aparelhos piratas, para atender a nova exigência da Anatel. A partir de janeiro de 2014, as operadoras deverão identificar e bloquear o acesso à rede dos aparelhos não homologados pela agência. João Henrique de Souza Pereira, coordenador de desenvolvimento de soluções, explica que no início de abril as empresas deverão apresentar à agência um plano de ação com as etapas para que o sistema esteja funcionando até janeiro do ano que vem.

Pereira explica o modus operandi dessas empresas. Muitas vezes elas usam o IMEI zerado ou um IMEI fora do padrão, com mais de 15 dígitos. Mas o caso mais difícil de identificar é o da clonagem que utiliza um IMEI de um aparelho original. Para bloquear esses terminais, a operadora tem que saber que tem outro aparelho com o mesmo IMEI funcionando na sua rede ou na de outra operadora. Segundo ele, o sistema no começo não prevê a comunicação extra-rede. “Essa interligação ainda não está equacionada, mas certamente vai ser o segundo passo da exigência regulatória”, afirma.

A solução para esta questão pode vir da experiência que o País já tem para evitar o uso dos aparelhos perdidos ou roubados. Quando o usuário comunica a operadora que teve seu aparelho roubado ou perdido, o IMEI desse aparelho vai integrar a base de dados do Cadastro das Estações Móveis Impedidas (CEMI), que está hospedado nos servidores da ABR Telecom e em comunicação com as plataforma EIR das operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!