Telefónica inclui CEO de acionista saudita no conselho de administração

Olayan Alwetaid. Foto: STC Group

A Telefónica (dona da brasileira Vivo) realizou mudanças no conselho de administração que incluíram a entrada no órgão de representante da STC Group, operadora saudita de telecomunicações que se tornou acionista da operadora.

Trata-se de Olayan Alwetaid, CEO da STC e que foi apontado ao board na condição de "conselheiro dominical" (que representa um acionista relevante). Ele passa a ocupar vaga deixada em aberto após o falecimento do então vice-presidente do conselho da Telefónica, José Javier Echenique.

Segundo a tele, Alwetaid possui "ampla trajetória" na gestão executiva e mais de 20 anos de experiência nos setores de telecomunicações, mídia e tecnologia. Ele é desde 2021 o CEO da STC (sigla para Saudi Telecom Group), sendo que antes liderava a unidade de negócios de consumo da operadora do Oriente Médio.

Notícias relacionadas

Os sauditas já haviam manifestado desejo de ocupar uma vaga no conselho da Telefónica. A STC possui participação de 9,9% no negócio, em posição formada em 2023 e vista como um motivador para o governo da Espanha ampliar presença na operadora, alcançando 10% do capital da Telefónica.

Em janeiro, a tele também nomeou um novo CEO, Marc Murtra, executivo vindo da Indra que teve apoio do governo espanhol para assumir o cargo.

Conselheira independente

Em outra mudança no conselho de administração da Telefónica, Ana María Sala foi conduzida ao órgão na condição de conselheira independente. Ela substitui Francisco José Riberas, após renúncia do mesmo.

Especialista em direito comercial, Sala é sócia no escritório Cortés Abogados desde 2014, além de professora assistente na Universidade Pompeu Fabra e diretora dos Estudos de Direito na Universidade Virtual UOC de Barcelona.

A profissional possui ampla experiência em temas como governança corporativa, fusões e aquisições, sustentabilidade e arbitragens nacionais e internacionais, afirma a Telefónica. Também tem passagem pelo grupo Indra, onde foi secretária não conselheira do conselho de administração.

Com a nomeação, a operadora espanhola passa a ter 40% do conselho formado por mulheres, dentro do colegiado composto por 15 membros. Em paralelo, o conselheiro Carlos Ocaña foi eleito o novo vice-presidente do board.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!