Nokia conclui aquisição da Infinera de olho no mercado de data centers

Foto: Divulgação/Nokia

A Nokia comunicou nesta sexta-feira, 28, a conclusão da aquisição da empresa norte-americana de soluções e semicondutores ópticos Infinera. O negócio foi anunciado em junho de 2024 por cerca de US$ 2,3 bilhões.

Segundo a fornecedora finlandesa, o movimento cria uma "gigante em redes ópticas com a escala necessária" para atender demandas na era da inteligência artificial (IA), seja entre grandes empresas de data center, operadoras de telecom ou no segmento corporativo. A companhia combinada soma mais de mil clientes globalmente.

"A aquisição da Infinera vai acelerar nossa estratégia de crescimento em data centers e fortalecer nossa presença tanto na América do Norte quanto entre clientes webscale [como grandes provedores de nuvem]", destacou o CEO e presidente da Nokia, Pekka Lundmark, em comunicado.

Notícias relacionadas

"Esta transação [também] vai melhorar significativamente nossa escala e lucratividade em redes ópticas", completou Lundmark, que estará deixando o comando da Nokia em abril.

Agora, a equipe da Infinera se juntará à unidade de Redes Ópticas da compradora. Já o CEO da Infinera, David Heard, ingressará no grupo de negócios de Infraestrutura de Rede da Nokia, na função de diretor de crescimento estratégico.

"Desde o forte crescimento no setor webscale até o sucesso com provedores de serviços em redes metropolitanas, de longa distância e submarinas, as conquistas comprovadas da equipe da Infinera fazem dela um complemento ideal para a liderança reconhecida da Nokia em redes ópticas e inovação", afirmou Heard, em comunicado.

No mesmo documento, a Nokia aponta que o mercado de data centers está em um ponto de inflexão, à medida que a IA e a nuvem impõem novas demandas massivas sobre o segmento. Vale lembrar que a fornecedora tem ampliado foco em data centers, inclusive com a nomeação de um novo CEO – o norte-americano Justin Hotard – oriundo da área.

Sinergias

Com o fechamento, a Nokia reafirmou esperar que a transação seja positiva para o lucro operacional comparável e para o lucro por ação (EPS) da fornecedora em 2025.

A empresa projeta sinergias de mais de 200 milhões de euros em lucro operacional comparável líquido até 2027, com esses ganhos se intensificando gradualmente ao longo do período de três anos. A Nokia espera que a transação proporcione um aumento de mais de 10% no EPS comparável em 2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!