A operadora de infraestrutura Highline anunciou a aquisição de cerca de 100 sites (principalmente torres e postes) da Global Sites, por um valor de R$ 55 milhões. As cifras da transação serão pagas integralmente em dinheiro.
A empresa também assinou um acordo de exclusividade para negociar um portfólio adicional junto à vendedora dos ativos. A Global Sites reporta possuir atualmente mais de 350 sites no País.
O lote inicial de 100 sites adquirido pela Highline está distribuído em diversos estados do País: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
"Essa aquisição está alinhada à estratégia de apoiar nossos clientes, as operadoras de
telecomunicações, na expansão e modernização da cobertura, contribuindo para o acesso digital móvel em todo o País", afirmou Daniel Lafer, CFO da Highline, em comunicado.
No momento, a operadora de infraestrutura tem mirado tanto grandes quanto pequenas operadoras, com soluções que incluem torres, postes, rooftops, soluções de energia, estações rádio base e outros formatos em modelo de aluguel.
Financiamento
Vale lembrar que em 2024, a Highline também assinou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para um financiamento de R$ 65 milhões a partir de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
O financiamento visa a construção de 182 torres preparadas para a instalação de antenas 4G e 5G em todas as regiões do País.
"Essa contratação no projeto Fust do Ministério das Comunicações foi o primeiro de uma
sequência que pretendemos estabelecer a fim de acelerar os prazos de instalação desejados pelas grandes operadoras e os novos entrantes em seus projetos de ampliação e atendimento de obrigações assumidas para com a Anatel", explica o diretor de relações institucionais e novos mercados da Highline, Paulo Cézar Martins.