Anatel abre tomada de subsídios sobre nova guilhotina regulatória

Foto: Bruno do Amaral/Pixabay

A Anatel iniciou nesta sexta-feira, 28, uma tomada de subsídios para receber contribuições sobre um projeto de revogação de normativos no setor de telecomunicações – popularmente conhecido como guilhotina regulatória.

A iniciativa consta na agenda regulatória da agência para o biênio 2025-2026. Agora, manifestações de interessados poderão ser encaminhadas por meio do sistema Participa Anatel, até 22 de abril.

A intenção do regulador é identificar e potencialmente revogar dispositivos que já não sejam justificáveis ou adequados. Segundo a Anatel, essa revisão periódica de estoques regulatórios é um esforço constante: das 778 resoluções editadas pela agência desde sua criação, em 1997, apenas 18,4% (143 normativos) permanecem em vigor.

Notícias relacionadas

Após a nova tomada de subsídios aberta nesta sexta, as informações coletadas pela Anatel devem subsidiar a elaboração de uma Análise de Impacto Regulatório (AIR), que embasará a decisão sobre a revogação ou não de determinadas regras.

A análise será feita para cada regra em separado – e não para a resolução como um todo. Outro ponto que deve ser considerado é quais dispositivos poderiam ser desonerados apenas para Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!