A maioria dos brasileiros prefere fazer ligações pelo WhatsApp em vez de utilizar os planos tradicionais das operadoras móveis. De acordo com o Panorama MobileTime/Opinion Box, 77% dos usuários do aplicativo realizam mais chamadas de voz por esse serviço de mensagens da Meta, enquanto 23% utilizam os planos de minutos das operadoras.
Além disso, 65% dos brasileiros responderam que fazem as chamadas de voz pelo WhatsApp tanto em redes Wi-Fi quanto pela Internet móvel – sem se preocupar com o gasto de dados do plano do celular.
Segundo o estudo, esse fenômeno ocorre provavelmente "porque isso não é descontado do seu pacote de dados, pois a maioria das teles oferece WhatsApp ilimitado". Por outro lado, 35% fazem as ligações pelo app preferencialmente em redes Wi-Fi.
Além disso, a pesquisa revelou que 60% fazem ligações pelo WhatsApp todos os dias ou quase todo dia. "Isso se reflete no grau de satisfação quanto a esse serviço no WhatsApp: em média, o brasileiro dá nota 4,1, em uma escala de 1 a 5, para a qualidade das chamadas de voz no app de mensageria", destacou o estudo.
Participaram do levantamento 2.099 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a Internet e possuem smartphone. As entrevistas foram feitas on-line entre 15 e 30 de janeiro de 2025. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
Fidelidade
O estudo também confirmou que se a operadora móvel cortasse o acesso ilimitado ao WhatsApp, 53% dos brasileiros trocariam de prestadora. O estudo observou ainda que esse percentual é maior entre as classes A e B (62%), em comparação com a classe C (56%) e as classes D e E (48%).
Os jovens de 16 a 29 anos são os menos propensos a mudar de operadora por esse motivo (47%). Já nos grupos de 30 a 49 anos e de 50 anos ou mais, a proporção sobe para 55%.