Procuradoria de combate à desinformação da AGU deve finalizar regulamentação em abril

Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) instalou nesta terça-feira, 28, o Grupo de Trabalho (GT) que auxiliará o órgão na regulamentação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD).

Segundo a AGU, a Procuradoria terá dentre suas atribuições a de contribuir com os esforços da democracia defensiva, combater a desinformação e atuar em conjunto com o futuro Sistema Nacional de Proteção à democracia. Além disso a nova unidade tentará ampliar a participação da AGU em ações e debates relacionados à legitimidade e fortalecimento da democracia brasileira.

Na solenidade de instalação do grupo, os representantes da AGU explicaram como será o funcionamento do colegiado. Ele terá três subgrupos temáticos, que serão compostos pelos indicados na portaria que criou o GT:

Notícias relacionadas
  • GT 1: Democracia, Integridade da Ação Pública e Legitimação dos Poderes
  • GT 2: Democracia e Representação dos Agentes Públicos
  • GT 3: Democracia, Desinformação e Políticas Públicas

O grupo de trabalho terá o prazo de 30 dias, prorrogáveis por ato do Advogado-Geral da União pelo mesmo período, para elaborar e apresentar uma minuta de regulamentação da PNDD com base nos debates ocorridos e nas colaborações apresentadas nos subgrupos criados.

Nas próximas duas semanas, os subgrupos farão oito reuniões para discussão e apresentação de propostas. Nas duas semanas seguintes de março, será feita a a sistematização das propostas apresentadas pelos subgrupos. O cronograma prevê que no dia 31 de março será apresentada uma minuta de regulamentação da PNDD para o chefe da AGU, para em seguida ser colocada em consulta pública por pelo menos 10 dias. Acredita-se que até o final de abril a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia deverá ter suas atribuições definidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!