Na próxima semana, técnicos do Ministério das Comunicações (MCom) embarcarão em uma balsa para vistoriar 1.070 km de cabeamento de fibra óptica (backbone) instalado no leito de rios do programa Norte Conectado.
Além do MCom, técnicos da EAD Seja Digital, entidade responsável pela implantação do cabeamento subfluvial, do Consórcio Aberto do Operador Neutro, que será o responsável pela manutenção da infraestrutura, e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que administrará a infovia, vão compor a comitiva de vistoria conjunta.
Segundo a pasta, está tudo pronto para levar internet a 11 cidades do Norte do país. Serão beneficiadas pelo projeto as cidades de Santarém (PA) e Manaus, passando pelas cidades de Autazes (AM), Itacoatiara (AM), Urucurituba (AM), Parintins (AM), Juruti (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Curuá (PA).
A vistoria tem como objetivo verificar as instalações de toda infraestrutura da infovia, desde a caixa de ancoragem, que recebe o cabo subfluvial e conecta a fibra óptica à terra, até o contêiner onde fica hospedado o data center. A embarcação deve partir de Manaus na quarta-feira da próxima semana, dia 8 de março, e chegar a Santarém (PA) no dia 18 seguinte. Ao todo, devem ser percorridos 1.130 km ao longo dos 11 dias.
"Será feito um inventário de todos os equipamentos – ou seja, de tudo o que foi comprado e investido – para que todos os componentes sejam incorporados ao patrimônio do MCom. Em seguida, a estrutura será cedida às empresas participantes do consórcio que será responsável pela operação e manutenção da infovia", esclareceu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que cumpre agenda internacional nesta semana em Barcelona, no Mobile World Congress.
O MCom também lembra que o Poder Público, enquanto proprietário, poderá utilizar a Infovia sem ônus pela operação e manutenção, de forma a promover as políticas públicas de educação, pesquisa, saúde, defesa, entre outras.