Vodafone planeja 30% dos sites em OpenRAN até 2030

Johan Wibergh, CTO da Vodafone, em palestra no MWC 2022

A Vodafone anunciou um plano ambicioso durante o Mobile World Congress que acontece esta semana em Barcelona (MWC 2022). Quer ter 30% de seus sites na Europa funcionando nesta arquitetura até o ano de 2030. A informação foi trazida por Johan Wibergh, CTO da empresa, em um painel em que se discutiram algumas das principais tendências tecnológicas das operadoras móveis.

Para a Vodafone, a estratégia rumo ao OpenRAN é uma busca pela possibilidade de inovação nos serviços. "Acreditamos que poderemos abrir uma nova oportunidade de inovação em serviços, e que isso nos permita virar uma provedora de soluções, e não apenas de conectividade", disse ele, pontuando o papel das redes OpenRAN sobretudo para o desenvolvimento de mercado de redes privativas. 

Outro dado importante trazido nas previsões da Vodafone: se hoje 70% das funções de core da rede já rodam em ambiente virtualizado, em mais três anos o percentual será de 100%. Tudo, segundo Wibergh, dentro da estratégia de ter redes mais abertas e flexíveis. "Nós estamos abrindo APIs da nossa rede para que diferentes empresas possam se integrar e desenvolver serviços baseados na capacidade da infraestrutura". 

Notícias relacionadas

"Sem rede, cloud é só um monte de computador"

Dentro da estratégia de utilizar e desenvolver serviços baseados em nuvem, a BT adotou um discurso mais agressivo, com um caminho próprio. "Acreditamos que sem uma boa rede a nuvem é só um monte de computadores empilhados", diz Howard Watson, CTO da operadora britânica, destacando a estratégia de desenvolver uma rede específica para atender plataformas de cloud, próprias e de terceiros, com funcionalidades específicas para esse tipo de serviço.

A estratégia da BT é criar parcerias a partir desta rede focada em serviços de cloud, tanto para empresas que utilizam serviços em nuvem quanto para provedores de cloud. E ela mesma, em uma estratégia de edge cloud, quer capturar uma parte do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!