Mais estratégia, menos consumo: o foco de Barcelona em 2022

Abertura do MWC 2022 em Barcelona

Começa nesta segunda-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro, mais uma edição do Mobile World Congress em Barcelona (MWC 2022). O evento deste ano é o primeiro a acontecer presencialmente desde que o Brasil e diversos outros países voltaram a ter acesso à Espanha desde o início da pandemia da covid-19. Em 2021, o evento realizou uma reduzida edição semipresencial, mas muito menor porque o acesso de vários países ainda estava restrito, e muitas empresas de grande porte não participaram.

O evento deste ano ainda está bem menor do que o de 2019. Tudo é mais simples: comunicação mais modesta, estrutura simplificada, pavilhões que não chegam a ter a área totalmente ocupada com estandes e, obviamente, muitas medidas sanitárias ainda em vigor. É o que salta aos olhos de quem acompanha o evento há várias edições seguidas.

Do ponto de vista de conteúdo do evento, dois fenômenos importantes. O primeiro é que, de certa forma, o MWC volta a ter um pouco mais a característica que marcou o encontro desde que ele se mudou para Barcelona, em meados dos anos 2000: um evento de debates estratégicos entre operadoras, com foco em modelos de negócio e estratégias tecnológicas no campo da infraestrutura de redes, e menos em tecnologia de consumo.

Notícias relacionadas

Esse fenômeno tem a ver com o segundo: o MWC Barcelona deixou de ser o local dos principais lançamentos da indústria de handsets. Antes da pandemia, a principal fabricante global, a Samsung, já vinha optando por fazer seus principais lançamentos semanas antes, para não dividir a atenção com outros fabricantes. A Huawei também mudou completamente sua estratégia de lançamento de handsets, mas principalmente depois que passou a enfrentar restrições mais severas dos EUA e mudou seu sistema operacional para o HarmonyOS. Este ano não foi diferente, e ao contrário do que acontecia em outras edições pré-pandemia, são esperados lançamentos de dispositivos apenas de marcas menos proeminentes.

Em relação aos temas que devem dominar os debates, alguns se destacam: sustentabilidade, parcerias de negócio entre operadoras e outros setores (com destaque para finanças e educação, que ocupam boa parte das palestras) e implantação, na prática, dos modelos de 5G. Algumas empresas, como a Telefónica, gostam de usar o MWC como uma espécie de showroom do que têm a oferecer, e este ano a pauta da empresa é toda em cima de Metaverso, aplicações Internet das Coisas/redes privativas e um bom destaque para a estratégia de OpenRAN.

De tempos em tempos, é normal o MWC se afastar um pouco do debate das promessas de uma futura tecnologia e mergulhar na análise de casos práticos. Isso se deve ao ciclo de desenvolvimento das tecnologias, e como o 5G está apenas no segundo ano de implantação global, e ainda sofrendo com os atrasos da pandemia, debates sobre o 6G ainda devem aparecer de maneira tímida em 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!