Controladora da brasileira TIM, a Telecom Italia revelou a existência de uma proposta não vinculante do fundo de private equity KKR para parceria exclusiva no lançamento de redes de fibra ótica no país europeu.
O movimento foi divulgado em comunicado publicado nesta quinta-feira, 27, e que seguiu reunião do conselho de administração do grupo italiano. Segundo o informe, a Telecom Italia "considerou positivamente" a proposta de financiamento do KKR, ainda que sem revelar maiores detalhes. Vale lembrar que o fundo de private equity é sócio da Telefónica na subsidiária de infraestrutura Telxius.
Open Fiber
Em paralelo à oferta de parceria exclusiva do KKR, o conselho da Telecom Italia também discutiu atualizações no plano de integração da rede de fibra da empresa com os ativos óticos da concorrente Open Fiber. Um desejo do governo italiano, o negócio tem sido discutido há meses, mas ainda sem um acordo definitivo.
Ainda assim, a Telecom Italia reconhece que a integração "aceleraria o desenvolvimento da rede de fibra e consequentemente acabaria com o fosso digital ainda existente em muitas áreas do país, evitando duplicação de investimentos que já são muito caros". Na última quarta-feira, 26, o ministro da economia italiano, Roberto Gualtieri, pediu agilidade na definição de um acordo entre a companhia e a Open Fiber.