Publicidade
Início Newsletter Pioneira nas telecomunicações do País, Estação Terrena de Tanguá completa 50 anos

Pioneira nas telecomunicações do País, Estação Terrena de Tanguá completa 50 anos

Primeira estação de operação de satélites do Brasil e embrião do que hoje é a Embratel Star One, a Estação Terrena de Tanguá (RJ) completou 50 anos de inauguração nesta quinta-feira, 28. Responsável por revolucionar as telecomunicações do País, o centro permitiu que brasileiros recebessem as primeiras transmissões internacionais via satélite. Entre elas, a da chegada do homem na Lua, em julho de 69, e o tricampeonato mundial de futebol.

Hoje servindo como sistema alternativo ao centro de controle de satélites da Embratel localizado em Guaratiba (RJ), a estação de Tanguá foi inaugurada pouco antes do quarto aniversário de fundação da empresa. Uma das missões iniciais da então estatal era conectar o País ao sistema mundial de comunicações do consórcio Intelsat, ao qual o Brasil se associara também em 1965. A construção da estação no município de Itaboraí (Tanguá ainda era um distrito) cumpriu tal objetivo.

“Além de ampliar as comunicações do Brasil com o exterior, até então restritas aos sistemas de cabos submarinos e de rádio em ondas curtas, a estação de Tanguá possibilitou a transmissão de imagens de televisão ao vivo, inclusive daquelas geradas do exterior”, registra o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV. Para tal, a estrutura reunia tecnologia de ponta para a época: além da antena parabólica de 30 metros de diâmetro, com um pedestal de 10 metros de altura, também contava com casa de tratamento de água, usina geradora de luz e força, centros de recepção de sinais e conversão em voz ou imagem, alojamentos e outras dependências com equipamentos técnicos necessários para o funcionamento do ambiente.

Notícias relacionadas

A benção do Papa Paulo VI veiculada pela Globo diretamente de Roma ficaria registrada como a primeira reportagem internacional via satélite recebida pelo País. Dias depois, em 3 de março, seria a vez das imagens do lançamento da nave espacial Apolo IX. Em 16 de julho do mesmo ano, a chegada do homem à Lua foi acompanhada ao vivo através da tecnologia satelital.

Pouco antes do acontecimento histórico, um problema com o sistema Intelsat III quase impossibilitou a transmissão. “Quando houve essa pane no Intelsat III, nós mudamos para o Intelsat II e tivemos que trabalhar toda a equipe de manutenção, operação e staff durante 20 horas para poder restabelecer o sistema de comunicação nos padrões do Intelsat II”, contou, em entrevista anos depois, o profissional de manutenção Manassés Carlos dos Santos, segundo a empresa.

Nos anos seguintes, a importância da base foi crescendo. “Em setembro de 1975, com a inauguração da segunda antena de Tanguá, o Brasil passou a utilizar com exclusividade um canal do Intelsat para comunicações domésticas, o que permitiu o início das transmissões de TV para a região amazônica. Em junho do ano seguinte, entrou em operação a Estação de Monitoração de Satélites, também situada em Tanguá, tendo em vista o controle das transmissões para o Atlântico Sul”, registra o CPDOC.

Em 1984, Tanguá já contribuía também com o escoamento do tráfego de comunicações marítimas via satélite. Só com a inauguração da estação terrena de Morungaba (SP) em 1987 que as comunicações via satélite do País deixaram de ser realizadas exclusivamente lá. Com o passar do tempo, a consolidação e o surgimento de outras tecnologias fizeram com que as funções estão concentradas na base pioneira fossem distribuídas.  Ainda assim, a contribuição de Tanguá para as comunicações brasileiras não passa desapercebida para o diretor-executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert. “Somos orgulhosos por ter proporcionado essa experiência a milhões de brasileiros”.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile