Para Nokia, mercados verticais podem ajudar setor de telecom a crescer

Para o vice-presidente executivo da Nokia para América Latina, Osvaldo di Campli, existe uma grande oportunidade para as empresas de telecomunicações (operadoras e fornecedores de tecnologias) que é a atuação nos mercados verticais. Campli afirmou a este noticiário durante o Mobile World Congress, que aconteceu esta semana em Barcelona, que na América Latina o mercado de equipamentos de telecomunicações está na casa dos US$ 10 bilhões, montante relativamente estável, mas que a economia nos principais mercados ainda é bastante incerta. O crescimento virá, acredita ele, de segmentos como energia, mineração, indústria, transportes e setor público, entre outros que demandam comunicações para missões críticas, e que hoje representam cerca de US$ 22 bilhões para a indústria de TICs, mas devem dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. Esta é uma das grandes apostas da Nokia, além, é claro, da expansão das redes 4G e introdução do 5G no médio prazo.

"Há vários setores da economia que precisam se modernizar e passar pela transformação digital, e a conectividade e as empresas de telecomunicações são essenciais nesse processo", diz ele. O mercado está em oferecer a estes nichos verticais as mesmas tecnologias hoje disponíveis apenas para as teles, como redes LTE, sistemas de operação e controle de comunicações inteligentes etc. "Diferentemente dos EUA, onde o entretenimento tem um papel mais importante, são estas verticais que farão a diferença na América Latina". O papel da Nokia no desenvolvimento destas verticais é abrir as oportunidades e depois buscar os parceiros de telecomunicações quando é o caso.

"O service provider precisa hoje aumentar a sua receita B2B, gerar eficiência de rede e ampliar a monetização dos assinantes de serviços digitais", diz ele. Na parte de otimização dos custos, o caminho enxergado pela Nokia é a digitalização dos dados de rede e automatização da operação das redes com inteligência artificial.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!