GSMA e ICANN assinam memorando de entendimento

A Associação Global de Operadoras Móveis (GSMA) e a entidade responsável por aspectos técnicos da rede, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), assinaram nesta quarta-feira, 28, um memorando de entendimento (MoU). A parceria tem como objetivo aumentar a colaboração e chamar atenção para questões de governança da Internet que sejam consideradas de "interesse comum" para as duas organizações e suas comunidades. O MoU foi assinado pelo diretor geral da GSMA, Mats Granryd, e o presidente e CEO da ICANN, Göran Marby, durante a Mobile World Congress, que acontece em Barcelona nesta semana.

Em comunicado, a GSMA diz que as redes móveis hoje são infraestruturas críticas para serviços de Internet, especialmente em países em desenvolvimento. Assim, justifica que o MoU ajudará a promover a "contínua expansão de redes interoperáveis e o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação". Essa cooperação será com a construção de capacidade e troca de políticas, utilizando atividades conjuntas como workshops, eventos regionais e interações ad hoc para assuntos técnicos.

Notícias relacionadas

O MoU inclui a possibilidade de membros do time de engajamento global de stakeholders da ICANN terem reuniões bianuais com a equipe da GSMA para "juntamente compilar uma atualização por escrito sobre o progresso deste MoU e desenvolvimentos relacionados por entre as organizações". Uma avaliação conjunta será feita pelo Grupo de Políticas da associação e o time executivo da Corporação a cada dois anos. 

Vale lembrar que a ICANN recentemente passou por uma internacionalização e privatização, assegurando um modelo multissetorial de governança e evitando possível interferência do antigo administrador da entidade, o governo dos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!