Caem as reclamações de serviços de Telecom em janeiro

Anatrel
Fachada Anatel

Durante o mês de janeiro deste ano, a Anatel registrou um total de 270,7 mil reclamações de usuários contra prestadoras dos serviços de banda larga fixa, de telefonia móvel, de telefonia fixa e de TV por Assinatura. O resultado significa redução de 57,5 mil queixas (queda de 17,5%) quando comparado com o mesmo janeiro do ano passado. De acordo com a Agência, a telefonia móvel apresentou queda de 34 mil reclamações (diminuição de 21,3%), seguida da telefonia fixa com redução 12,6 mil queixas (16,9%), da banda larga fixa com diminuição de 7,7 mil reclamações (queda de 15%), e da TV por Assinatura com menos 3,7 mil queixas (9%). O número total, no entanto, é maior do que as 238,7 mil reclamações registradas em dezembro do ano passado.

Empresas

Na telefonia móvel e na telefonia fixa, quase todos os grupos acompanhados individualmente pela Anatel apresentaram redução nas reclamações em janeiro deste ano quando comparado com o mesmo mês de 2017 – com exceção da TIM, que registrou pequeno aumento. Na telefonia móvel, a Vivo com 19,5 mil reclamações a menos teve a maior redução de queixas (43,5%), seguida pela Nextel com menos 4,8 mil (43,2%), Claro com diminuição de 7,4 mil (22,9 %), Oi com redução de 2,7 mil (13,7%), e a TIM registrou com um aumento de 500 reclamações (0,9%). Na telefonia fixa, a Oi registrou 7,6 mil reclamações a menos (19%), seguida da Vivo com redução de 4,1 mil (17,4%) e da Net com menos 1.300 reclamações (14,5%).

Nos grupos acompanhados individualmente pela Anatel na TV por Assinatura, a Sky com acréscimo de 1,6 mil reclamações (12,7 %) foi o único grupo que registrou aumento em janeiro de 2018 em relação ao mesmo mês do ano passado. No entanto, apesar de o Grupo Net/Claro ter registrado 3,2 mil reclamações a menos (redução de 15,7%), separadamente a Net registrou aumento de 700 queixas (4,8%) e a Claro redução de 2,5 mil reclamações (37,4 %). A Oi teve menos 1,8 mil queixas (37,1%) e a Vivo menos 300 reclamações (8,8%).

Na comparação entre janeiro de 2018 e janeiro de 2017, a Net apresentou uma redução de 700 reclamações na banda larga fixa. A Oi registrou queda de 6,8 mil (variação negativa de 28,3%) e a Vivo menos 2,8 mil queixas (redução de 19%).

Reclamações por serviço

Em janeiro de 2018, na telefonia móvel pós-paga, o maior conjunto de queixas foi relativo à cobrança (48,03%), em segundo lugar reclamações relativas às ofertas e promoções (10,20%) e à qualidade, funcionamento e reparo (10,01%). Nos pré-pagos móveis, as reclamações relativas a crédito formaram o maior conjunto no mês (44,51%), ofertas e promoções ficaram em segundo (18,63%), seguidas das queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo (14,57%).  Na telefonia fixa, a cobrança formou o principal conjunto de reclamações em janeiro (36,74%), seguida das de qualidade, funcionamento e reparo (23,91%) e de cancelamento (9,08%).

Na TV por Assinatura em janeiro de 2018, a cobrança foi principal motivo de queixa dos usuários do serviço (44,44%), seguido de bloqueio ou suspensão (11,57%) e qualidade, funcionamento e reparo (10,16%). Na banda larga fixa, o quesito qualidade, funcionamento e reparo foi o principal motivo de queixas dos usuários (45,98%), seguido de reclamações relativas à cobrança (22,42%) e à instalação ou ativação do serviço (9,04%).

Acesse as tabelas em PDF com os totais de reclamações contra prestadoras de telecomunicações registradas na Anatel.

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