Saída para teles móveis é dar inteligência a suas redes

Para o CEO da Deutsche Telekom, René Obermann, a conectividade não pode ser mais tratada pelo modelo “best effort”. “Investimos para ampliar a capacidade da rede nos últimos anos e agora, com a tendência de que tudo virará nuvem, precisamos ter uma rede inteligente com possibilidade de gerenciamento de tráfego e qualidade de serviço”, comenta Obermann, ressaltando que gerenciamento de tráfego não deve ser confundido com discriminação.

Notícias relacionadas
Obermann participou do painel “Exploring the Mobile Cloud” nesta terça, 28, durante o Mobile World Congress, que acontece em Barcelona esta semana, juntamente com o CEO da Alcatel-Lucent, Ben Verwaayen, e o chairman e CEO da Cisco, John Chambers. Um ponto em que todos os painelistas concordaram é que não há alternativa para as operadoras móveis a não ser investir em suas redes, mas de forma a torná-las inteligentes.

O futuro será hiper conectado e marcado pela oferta de serviços em nuvem, de músicas e vídeos e outros arquivos pessoais a comunicações machine-to-machine (M2M) e isso exigirá redes inteligentes.

“Impressiono-me quando pessoas dizem esperar que nos tornemos apenas canos. Os serviços em nuvem são uma oportunidade para que as operadoras melhorem a qualidade de serviço e de entrega de conteúdo, mas isso não pode ser feito sobre uma rede ‘dumb pipe’”, alerta Obermann. Para ele, o futuro das redes é o que chama de conectividade inteligente, a combinação de diferentes redes com tecnologias de 3G, 4G, fibra ótica e Wi-Fi integradas para ofertas de serviços aos clientes.

“A transição para o mundo em nuvem já está acontecendo e não há escolha para as operadoras, que precisam ter redes totalmente baseadas em IP e inteligentes. A inovação vem a galope trazendo muitas oportunidades, mas deixará para trás quem não se mexer”, adverte Chambers, da Cisco. A estimativa do executivo é de que serviços em nuvem movimentem US$ 58 bilhões até 2013, os serviços conectados somem 7,2 bilhões de unidades até 2015 e de que o tráfego nas redes móveis cresça 26 vezes entre 2010 e 2015.

APIs

Outro aspecto interessante levantado pelo executivo da Deutsche Telekom foi a necessidade de as operadoras começarem a abrir para desenvolvedores de aplicações suas APIs de rede, proporcionando assim a criação de aplicações e serviços otimizados do ponto de vista de utilização de capacidade de rede e processamento, por exemplo. Esse movimento de abertura de APIs também tem sido adotado por outras operadoras, como a norte-americana AT&T e, mesmo no Brasil, com a Vivo.

“As operadoras controlam grande parte da cadeia de valor dos serviços em nuvem e isso é uma vantagem, porque podemos oferecer diferentes níveis de serviço e segurança; e se pudermos cooperar para padronizar os APIs de rede, podemos garantir ainda a interconexão dos serviços entre nossas redes”, analisa Obermann.

O papel do consumidor

Já o CEO da Alcatel-Lucent, Ben Verwaayen, chamou a atenção para uma outra tendência nessa nova fase por que passa a indústria: a decisão hoje do que será padrão, do sucesso ou fracasso de um modelo, está nas mãos do consumidor. “Pela primeira vez a indústria está reconhecendo o consumidor como indivíduo, que tem um perfil, que decide o que quer, quando quer e onde quer.”

Quando perguntado sobre o futuro, Verwaayen foi categórico: “Daqui a cinco anos, os mercados agora emergentes estarão liderando e grande parte do que falamos aqui hoje será coisa do passado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!