Fornecedores apostam em micro e pico células para otimizar redes móveis

Se parece haver uma tendência tecnológica entre os principais fabricantes de equipamentos no Mobile World Congress é a aposta em equipamentos para micro, pico, e femtocélulas para redes 3G e, sobretudo, 4G, em geral já integradas com hotspots WiFi, tudo isso gerenciados de maneira centralizada pela rede para garantir que o tráfego de dados fique concentrado na menor cobertura possível. Essa concepção de microcélulas tem como vantagens a economia de energia, a otimização do espectro, a garantia de maiores velocidade e menores índices de latência. Em contrapartida, exige a implantação de mais backhaul, já que cada microcélula precisa estar conectada a uma rede de banda larga.

Alguns operadores tradicionais já vinham com esse conceito desde 2011, começando pela Alcatel Lucent, a primeira a trazer um produto comercial. Este ano, todos os grandes fornecedores estão apostando nisso. Até mesmo a Cisco, que na área de wireless sempre teve sua atuação restrita a WiFi, disse estar apostando no conceito de microcélulas.

Notícias relacionadas
Mas dada a necessidade de um backhaul ainda mais capilarizado, muitos fornecedores apostam que o conceito por trás das microcélulas é perfeito para a integração fixo móvel. Alguns fabricantes de femtocell (tecnologia similar aos roteadores domésticos wifi, mas com conectividade 3G ou 4G) começam a estudar a possibilidade de que essas células atendam não apenas uma residência, mas uma pequena área. Como fazer isso sem que o usuário, dono da banda larga fixa onde a femtocell será conectada, se sinta lesado (já que outros usuários estariam compartilhando a sua rede)? A resposta está no gerenciamento da rede. Se o operador móvel for o mesmo provedor da banda larga, ele pode dinamicamente alocar mais capacidade na banda larga do cliente para dar conta do tráfego adicional gerado pela célula 3G. Isso seria o primeiro passo concreto de uma rede integrada fixo-móvel, dizem analistas de tecnologia ouvidos por este noticiário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!