Norte-americanos são "mal-educados móveis", segundo estudo

Digitar ou enviar mensagens de texto enquanto dirige. Enviar e-mails enquanto caminha. Usar dispositivos móveis durante a lua de mel. Essas, entre outras, são as principais reclamações citadas pelos adultos norte-americanos em uma recente pesquisa patrocinada pela Intel afim de descobrir a atual situação da "etiqueta móvel" nos Estados Unidos.
Nove entre cada dez americanos adultos alegam ter visto pessoas utilizando indevidamente a tecnologia móvel e 75% deles acreditam que a educação no uso de dispositivos móveis está pior do que há um ano.
À medida que o número de dispositivos móveis conectados à Internet cresce, o mesmo acontece com a consciência sobre como as pessoas usam estes dispositivos perto de outras pessoas. O relatório de 2011 da Pew Internet & American Life Project alega que 85% dos adultos nos EUA possuem um telefone celular, 52% deles possuem notebooks, 4% já dispõem de tablets e apenas 9% não possuem nenhum dos tipos de dispositivos estudados na pesquisa. "Na Intel, tentamos começar pelas pessoas – fazemos perguntas sobre quem elas são e como elas se comportam. Também fazemos perguntas sobre tecnologia, o que elas amam, em quais momentos elas se frustram, o que odeiam sobre a tecnologia, entre outras coisas", explica Genevieve Bell, Intel Fellow e chefe de pesquisa em interação e experiência da Intel Labs. "A tecnologia móvel ainda é relativamente nova. Smartphones, tablets e outros dispositivos móveis na realidade ainda estão em sua infância, então não é nenhuma surpresa que as pessoas ainda tenham dificuldades em encontrar a melhor forma de integrar esses dispositivos em suas vidas", acrescentou.

Notícias relacionadas
Segundo Bell, as novas tecnologias digitais estão se tornando fundamentais para a vida dos consumidores, mas ainda não há um conceito claro sobre quais os tipos apropriados de comportamento e expectativas. "Nossos comportamentos apropriados com a tecnologia digital ainda são embrionários e por isso é muito importante para a Intel que toda a indústria continue dialogando sobre a maneira como as pessoas usam a tecnologia e os nossos relacionamentos pessoais com a tecnologia à medida que elas continuam ajudando a definir normas sociais e culturais".
Principais descobertas da pesquisa
Ao mesmo tempo em que a conectividade móvel ajudou as pessoas a serem mais produtivas, as maneiras com que elas usam a tecnologia na presença de outros pode gerar frustração. A maioria dos adultos pesquisados nos EUA (92%) concorda que as pessoas deveriam ter mais educação na utilização de seus dispositivos móveis em áreas públicas. Praticamente um entre cada cinco adultos (19%) admite o mau comportamento móvel, mas continua se comportando da mesma maneira porque todo mundo se comporta igual.
O desejo de estar mais próximo de família, amigos e companheiros de trabalho, combinado com os dispositivos "sempre conectados" contribui para uma necessidade inata de ter dispositivos móveis disponíveis o dia todo, todos os dias, a todo o momento. De fato, um entre cada cinco adultos admite checar seu dispositivo móvel antes mesmo de sair da cama de manhã.
Com inúmeras opções de dispositivos móveis finos, pequenos e poderosos disponíveis no mercado, as pessoas podem facilmente levá-los sempre consigo, facilitando a chamada "demonstração pública da tecnologia". A pesquisa revelou que os adultos norte-americanos presenciam uma média de cinco "ofensas móveis" por dia, com as principais delas permanecendo iguais às da primeira pesquisa da Intel sobre o estado da etiqueta móvel em 2009. As principais falhas de educação na mobilidade continuam sendo o uso de dispositivos enquanto dirigem (73%), falar alto em um dispositivo móvel em lugares públicos (65%) e usar um dispositivo móvel enquanto caminha pela rua (28%). "A premissa da etiqueta e de como nos socializamos com os outros não é um conceito novo. Sempre que interagimos com outra pessoa diretamente ou por meio do uso da tecnologia móvel, a etiqueta é um fator", explicou a autora e especialista em etiqueta Anna Post do Emily Post Institute. "Todos nós podemos ser mais conscientes sobre como usamos a nossa tecnologia móvel e como o nosso uso pode afetar as pessoas em nossa volta – em casa, no escritório ou onde quer que estejamos em público".
A pesquisa foi realizada online nos Estados Unidos pela Ipsos a pedido da Intel entre 10 de dezembro de 2010 e 5 de janeiro de 2011 com uma amostragem de dois mil adultos norte-americanos com idade igual ou superior a 18 anos e com uma margem de erro de mais ou menos 2,2 pontos percentuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!