Governo tem até março para repassar R$ 3,5 bi para conectar ensino público

O governo federal publicou nesta sexta-feira, 28, o Decreto 10.952/2022, que regulamenta a forma de como serão repassados os R$ 3,5 bi do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) e outras fontes para estados, municípios e Distrito Federal garantirem acesso à Internet para professores e alunos da rede pública de ensino, previsto na Lei 14.172/2021. A transferência dos recursos será executada na modalidade fundo a fundo, e conforme decisão do ministro Dias Toffoli, estados e Distrito Federal deverão receber os valores até março.

Pelo Decreto, a União realizará a transferência automática dos recursos em parcela única, por meio da Plataforma +Brasil. A distribuição dos recursos aos municípios caberá aos estados e Distrito Federal, sendo que deverá ser observada equidade na universalização do ensino, com definição dos critérios de distribuição aos Municípios.

Inicialmente, os recursos são destinados a aquisição de pacotes de dados móveis, mas caso sejam contratadas conexões de banda larga fixa para domicílios ou comunidades, por conta de um custo-benefício melhor ou quando não houver oferta de dados móveis na localidade de moradia dos estudantes beneficiados, os Estados e o Distrito Federal deverão justificar a opção no Relatório de Gestão Final, a motivação da aquisição.

Notícias relacionadas

Fica o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável por calcular os valores a serem fornecidos para estados e municípios, a partir dos dados que possui, e o Ministério da Educação de autorizar o repasse a partir das informações fornecidas pelo Inep.

Suspensão do repasse

Em dezembro, a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão total da eficácia da Lei 14.172/2021, como mais uma tentativa de impedir o repasse dos recursos. Na ocasião, o governo alegou que a simples determinação de transferências vultosas de verbas públicas para a contratação de serviços de internet para os alunos da rede pública não seria a medida mais eficiente para garantir o acesso, especialmente diante das fracas contrapartidas estabelecidas na lei questionada.

No mesmo mês, o ministro Dias Toffoli, proferiu decisão monocrática prorrogando o prazo do repasse dos recursos em até 90 dias, a partir daquele mês, assim como prorrogou por mais seis meses a aplicação dos recursos. Dessa forma, estados e distrito federal deverão receber estes recursos até março de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!