Procuradoria do Cade considera legal licenciamento oneroso dos canais abertos para a TV paga

Foto: Ronen Ijansempoi/FreeImages.com

A procuradoria especializada do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) diz que é legítima a cobrança  dos seus sinais de TV aberta diante do arcabouço legal existente (Lei nº 12.845/2011), bem como pela possibilidade jurídica da existência de um mercado de licenciamento de canais de TV aberta para o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). O parecer faz parte do ato de concentração que tramita no órgão antitruste, sobre a criação de uma joint-venture entre o SBT, TV Record e Rede TV para licenciamento de canais de programação para prestadoras de serviços de TV por assinatura. Em primeiro julgamento, a autarquia aprovou a operação sem restrição, mas acabou reabrindo o processo por meio de recurso da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e da Sky.

Para a procuradoria, que é vinculada a Advocacia-Geral da União, o atual arcabouço normativo do setor permite, de maneira expressa "nas condições comerciais pactuadas entre as partes e nos termos técnicos estabelecidos pela Anatel" a oferta do sinal digital da programação de forma isonômica e não discriminatória. Conforme sustenta o procurador Rodrigo Abreu Fernandes, pela previsão expressa da norma não há ilegalidade formal, já que o próprio termo "condições comerciais pactuadas" já leva à conclusão de que a Lei "inclui, mas pode não se limitar a variáveis referentes ao 'preço' (remuneração econômica), caracterizando a onerosidade da contrapartida".

O procurador seguiu a posição da Superintendência-Geral do Cade quando observa que, no atual cenário, em que o sinal digital das TVs abertas está em fase de implementação no Brasil, prevê-se a obrigação de must carry do sinal digital nos casos em que não houver acordo quanto à negociação do licenciamento, com cessão gratuita por parte das radiodifusoras. "Na prática, este cenário transicional constitui-se de uma regra must carry/must offer, pois embora as radiodifusoras possam negociar o licenciamento de seus canais em sinal digital, as operadoras de TV por assinatura podem recorrer ao licenciamento gratuito da transmissão em sinal analógico ou, se a radiodifusora optar pela cessão de seus canais em sinal digital, carregá-los de forma gratuita", afirma.

Notícias relacionadas

Além disso, cita que a Anatel não se pronunciou, até o momento, quanto ao modelo regulatório que passará a ser adotado após a transição entre os modelos de TV aberta analógica e digital, com prazo determinado para novembro de 2018, embora haja a possibilidade de postergação deste prazo para o início efetivo da distribuição dos sinais digitais das TVs abertas em todo o País. "A agência, porém, adotará um dos seguintes modelos: must carry/must offer, ou obrigação regulatória semelhante ao modelo vigente, sem remuneração para as radiodifusoras pelo carregamento dos seus sinais digitais pelas operadoras de TV por assinatura; must carry/retransmission consent, ou obrigação de carregamento dos sinais digitais por parte das operadoras de TV por assinatura e licenciamento oneroso por parte das radiodifusoras; ou fim da obrigação do must carry, assegurando a livre negociação entre as radiodifusoras e as operadoras de TV paga", alerta.

A procuradoria também se manifestou sobre questão levantada pela Sky a respeito da possibilidade do Cade exercer seu controle de estruturas sobre operação cujo prazo de implantação fosse incerto. Arguiu a existência de notícias de que o governo estudaria a prorrogação da data final do switch-off do sinal analógico de 2018 para 2023, o que comprometeria a implementação da operação e anularia qualquer efetividade de atuação do Conselho."Nada mais equivocado. É importante lembrar que a arguição se fundamenta em notícia, sem qualquer confirmação pelo governo. Ou seja, por não nos permitir aferir que a prorrogação é um dado certo, no presente momento o Cade deve agir de acordo com o cenário econômico e regulatório existente", opina. De fato, o governo ainda não formalizou o adiamento para 2023, pois isso depende de um decreto. O que é certo é a alteração do cronograma até 2018, já feita por meio de portaria.

O parecer ainda destaca que o atual cenário normativo permite a livre negociação nas condições comerciais pactuadas entre as partes e nos termos técnicos estabelecidos pela Anatel. "Um agente econômico já o faz (Rede Globo). Não nos parece, data venia, que a atividade de controle estrutural desempenhada pelo Cade seja, em razão disto, ineficaz ou fora de sua tempestividade natural, visto que o cenário mercadológico não seria 'incerto'", completou o procurador.

1 COMENTÁRIO

  1. Eh impressionante como as instituicoes brasileiras puxam cada uma para um lado, deixando o consumidor na pior condicao.
    A Anatel, embora tenha cometido a besteria de diferenciar sinais digitais de nao digitais no SeAC, estah fazendo um esforco enorme para levar ao publico o sinal digital e desligar o analogico. Ai vem a Globo, como dona do pedaco, cobrando das operadoras de SeAC para liberar o digital, soh porque seria uma boa condicao para o publico ter um sinal digital de qualidade em casa, coisa que ela mesmo nao consegue com facilidade. Entao o CADE, se achando dono do pedaco, aprova a cobranca. E o consumidor ohh: fica a ver navios, porque o sinal aberto digital eh dificil de receber!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!