Anatel já calcula revisão tarifária da Telefônica após aprovar a incorporação da GVT

A Anatel começa a calcular a revisão tarifária  obrigatória da Telefônica, após a aprovação da incorporação da GVT pela concessionária. A anuência prévia da operação foi publicada nesta quinta-feira, 28, e prevê, além da eliminação e sobreposição de outorgas, a transferência integral dos ganhos econômicos advindos da operação.

A agência tem prazo de seis meses para estabelecer o percentual a ser repassado para o usuário, que pode ser por meio da redução da assinatura básica ou na diminuição do valor cobrado por minuto de ligação. Em 2014, após a incorporação da Vivo pela Telefônica, a revisão tarifária resultou na redução de cerca de 22% da assinatura básica cobrada pela concessionária.

Segundo informações da Superintendência de Competição da Anatel, responsável pelo cálculo, a revisão tarifária é um processo difícil e pode demorar mais do que o tempo estipulado. Prova disso, é a revisão tarifária da Embratel, após a incorporação pela Claro, que já dura mais de seis meses e ainda não foi concluída.

Notícias relacionadas

No caso da Embratel, a maior dificuldade é encontrar a forma ideal para repassar os ganhos econômicos obtidos na incorporação para os usuários. Isto porque a concessionária de longa distância não tem assinatura básica e enfrenta forte concorrência na tarifação do minuto.

Para que a revisão tarifária ficasse a cargo da Anatel, a concessionária precisou abrir mão do direito de recorrer administrativamente da decisão e de solicitar a arbitragem. A Telefônica pagou R$ 22 bilhões ao grupo Vivendi pela GVT, em setembro de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!