Cresce a inadimplência com serviços de telecomunicações, aponta SPC

A inadimplência do consumidor com prestadores de serviços de telefonia, acesso à Internet e TV por assinatura vem crescendo em taxa superior às dos demais setores da economia brasileira, aponta o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o indicador calculado pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), enquanto a inadimplência total no país vem desacelerando, a quantidade de contas atrasadas no setor de telecom avançou 16,21%, a maior alta em 24 meses.

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Segundo o SPC, a tendência também se reflete no aumento da participação do setor de telefonia, Internet e TV por assinatura no total de dívidas registradas no País. Desde janeiro de 2010, quando teve início a série histórica revisada do SPC Brasil, a participação do setor quase dobrou, passando de 8,70% para 15,82% em dezembro de 2014.

Perfil

A maior parte das dívidas pertence aos consumidores com idade entre 30 e 39 anos (27,79%), seguido pelos devedores de 40 a 49 anos (19,49%), de 50 e 64 anos (16,13%) e pelos que têm idade entre 25 e 29 anos (14,43%).

O destaque da inadimplência de pessoas físicas com empresas de telefonia, Internet e TV por assinatura foi na região Norte, onde o crescimento foi mais expressivo: 37,42%. Em segundo lugar aparece a região Nordeste (21,24%), seguida pelas regiões Sudeste (14,49%), Sul (11,47%) e Centro-Oeste (9,88%).

A abertura dos dados por tempo de atraso da dívida revela que as mais antigas, com mais de 90 dias de atraso, tiveram alta de 16,26%. Essa faixa concentra mais de 99% das dívidas de telecom. As dívidas mais recentes, com até 90 dias, tiveram avanço mais moderado e cresceram 9,12% em dezembro de 2014.

Em nota, o SPC aponta que a inadimplência no setor de telecomunicações acompanha a popularização dos combos que unem Internet, telefone e TV por assinatura. Segundo o serviço, muitos consumidores ainda não se planejam financeiramente para lidar com essas despesas.

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