Redes com suporte a voz em HD cresceram 55% em 2012, diz GSMA

Com 55% mais redes suportando o recurso de voz em alta definição do que em 2011, o serviço começou a ganhar maior relevância no mundo em 2012. De acordo com levantamento da associação global de fornecedores móveis (GSMA) divulgado nesta segunda-feira, 28, ao todo são 61 redes de telefonia móvel em 45 países que contam com a voz em HD, com mercados tão distintos como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, República Dominicana, Índia e Rússia.

Notícias relacionadas
O serviço utiliza a tecnologia W-AMR (Adaptive Multi Rate Wideband) para permitir chamadas de voz em alta qualidade entre aparelhos que suportem o recurso e em redes GSM, WCDMA-HSPA (padrão escolhido pela maioria das operadoras) e LTE (VoLTE). Em outubro de 2012, a associação reportou que 127 telefones com suporte ao serviço haviam sido anunciados por 14 fabricantes.

A popularidade também aumentará com a abrangência do recurso. Segundo a GSMA, em 2013 será cada vez mais comum a voz em HD acontecer com chamadas entre diferentes redes em um mesmo país. A entidade afirma ainda que o serviço é ideal para teleconferências, embora não mencione a concorrência de tecnologias como VoIP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!