Telefônica começa a desligar canais acessíveis pelas caixas AZBox

A Telefônica começou a desligar definitivamente alguns canais de sua operação de DTH que estavam sendo transmitidos na criptografia vulnerável e que era acessível pelas caixas piratas como AZBox e similares. No último final de semana, o sinal dos canais PFC, que transmitem os campeonatos regionais de futebol e o Brasileirão, deixou de ser transmitido na tecnologia que podia ser captada pelas caixas clandestinas. Foi uma desativação definitiva do sinal, e não apenas uma atualização da criptografia como as que vinham sendo realizadas periodicamente pela Nagra, responsável pela tecnologia.
Próximos passos
Isso significa que os canais PFC só estão sendo transmitidas com o acesso condicional cuja criptografia, até onde se sabe, ainda não foi quebrada e que, portanto, não pode ser recebida pelo AZBox. A Telefônica transmite há mais de um ano em simulcript, ou seja, com dois acessos condicionais paralelos. O mais antigo é o que havia sido quebrado e que era acessível às caixas piratas, mas a transmissão era necessária porque muitas caixas de assinantes verdadeiros ainda recebiam apenas nesse acesso condicional. Já o acesso condicional mais novo é seguro e não foi quebrado.

Notícias relacionadas
O desligamento dos canais na criptografia vulnerável se deu pelos canais PFC por uma razão: a base é menor, o que agilizou a troca de cartões, e existe um grande apelo desses canais na comercialização das caixas clandestinas. Os smart cards dos usuários dos pacotes que contém os canais PFC foram os primeiros a serem trocados. Os próximos canais que sairão do ar serão os canais premium Telecine e HBO, porque as bases são menores. Ainda no primeiro trimestre devem ser desligados todos os canais transmitidos na criptografia vulnerável, restando apenas a transmissão segura e, em tese, acabando com a possibilidade de recepção pelas caixas AZBox e similares. Segundo informações extraoficiais da Telefônica, a troca de smartcards está acontecendo dentro do previsto e as dificuldades logísticas encontradas decorrem apenas de problemas isolados, como chuvas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!