O Conselho Consultivo da Anatel elegeu, na sua reunião realizada na última terça-feira, 26, presidente e vice para o próximo mandato, que será iniciado em fevereiro de 2025. Fabrício da Mota Alves, representante do Senado Federal, foi eleito presidente; e Romero Guimarães, representante das entidades representativas dos usuários, vice.
Durante a reunião, também foram tratados os estudos da Anatel sobre Inteligência Artificial, as ações tomadas para enfrentar golpes de spam e phishing (entre outros), o compartilhamento de postes e as iniciativas da Agência em relação à regulação de plataformas digitais e marketplaces.
O superintendente de Competição substituto da Anatel, Fábio Casotti; a superintendente de Controle e Obrigações, Suzana Rodrigues; e o superintendente executivo, Gustavo Borges, também participaram da reunião.
No próximo ano, quatro conselheiros sairão do órgão. Dois da sociedade civil e dois representantes das operadoras. Órgão de participação institucionalizada da sociedade nas atividades e nas decisões da Agência, o Conselho Consultivo é integrado por 12 membros, designados por decreto do presidente da República.