Telecom Italia recebe sinal verde da Comissão Europeia para FiberCop

Foto: Pixabay

A Telecom Italia recebeu sinal verde da Comissão Europeia para a criação de uma nova empresa de redes neutras (a FiberCop) em sociedade com o fundo de private equity KKR. A aprovação é mais um passo no projeto de formar uma rede fixa única na Itália.

Segundo o órgão executivo da União Europeia, a formação da FiberCop não fere a legislação de fusões do bloco nem configura concentração de mercado no país. Uma consulta sobre o negócio foi requerida pela Telecom Italia em 7 de setembro.

"Este é um passo importante para o início das operações da FiberCop, que está confirmado para o primeiro trimestre de 2021", afirmou a operadora, em comunicado. Entre as metas da nova spin-off estão a cobertura de 76% das residência em áreas com pouco ou nenhuma cobertura até 2025.

Notícias relacionadas

Para tal, a FiberCop receberá a chamada rede secundária em fibra e cobre da Telecom Italia, atuando na última do acesso (entre o gabinete e a residência). Por 37,5% da nova empresa, o fundo norte-americano KKR pagou 1,8 bilhão de euros em agosto. A gigante italiana terá 58% e o controle.

Rede única

Conforme proposta do governo italiano, no futuro a FiberCop realizará uma fusão com a OpenFiber, formando uma rede fixa única nacional. Para tal, uma carta de intenções já foi assinada junto às estatais que controlam a OpenFiber (a Enel e Cassa Depositi e Prestiti, ou CDP). Neste caso, a TIM terá 51% no projeto – que também passaria pelo crivo da Comissão Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!