Senado aprova PL que permite à Oi abater até 70% da dívida com a Anatel

A Oi poderá ganhar mais um fôlego com desconto de até 70% dos créditos da Anatel, a maior dívida da operadora. O plenário do Senado aprovou nesta semana o PL 4.458/2020, que amplia o financiamento a empresas em recuperação judicial, permite o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e possibilita aos credores apresentar plano de recuperação da empresa, entre outras medidas. O texto seguiu para sanção presidencial.

Caso o texto aprovado no Senado seja sancionado sem vetos, as novas regras permitirão à operadora Oi uma redução das dívidas com a Anatel em até 70% e a possibilidade de um parcelamento de pagamento do restante em até 120 meses. Isso porque o texto permite a ampliação das possibilidades de parcelamento de dívidas com a União para as empresas em recuperação judicial.

A possibilidade já era aguardada pela operadora. Há duas semanas, o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, mostrou otimismo com as condições mais favoráveis na transação com a agência, ainda que a expectativa da empresa seja de encerrar a Recuperação Judicial em outubro de 2021. "Os créditos da Anatel saíram do PL 13.988 com 84 meses. Com a nova condição, se for possível, vamos aumentar o desconto para 70% do valor total, e aumentar o prazo de pagamento para 124 meses."

Notícias relacionadas

Na verdade, o texto aprovado no Senado aumenta o número de prestações de 84 para 120 e diminui o valor de cada uma. A empresa também poderá quitar até 30% da dívida consolidada e dividir o restante em até 84 parcelas. Para pagar essa entrada, será possível usar 25% do prejuízo fiscal e 9%, 17% ou 25%, conforme o tipo de empresa, da base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Adesão às regras

Como condições para aderir ao parcelamento, o devedor assinará termo de compromisso pelo qual fornecerá ao Fisco informações bancárias e de comprometimento de valores a receber, além de direcionar ao pagamento da dívida até 30% do produto da venda de bens realizada durante o período de vigência da recuperação judicial.

Caso a empresa deixe de pagar parcelas, se for constatado esvaziamento patrimonial para fraudar o parcelamento ou as condições sejam descumpridas, o parcelamento será cancelado e o débito total exigido. Também será possível dividir em até 24 meses débitos atualmente proibidos de serem parcelados, como os relativos a tributos com retenção na fonte ou de terceiros (imposto de renda do empregado, por exemplo) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). (Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!