Publicidade
Início Newsletter Telefónica põe à venda operações na América Latina, exceto no Brasil

Telefónica põe à venda operações na América Latina, exceto no Brasil

Controladora da Vivo, a Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 27, uma importante reestruturação de seus negócios que incluirá a venda das operações do grupo na América Latina (com exceção da filial brasileira) e a criação de novas unidades para o segmento B2B e de infraestrutura. O plano de ação busca priorizar os quatro mercados mais relevantes para a empresa, ou Espanha, Brasil, Alemanha e Reino Unido.

Juntas, as quatro operações representam cerca de 80% das receitas, Ebitda e fluxo de caixa do grupo, apesar da presença da Telefónica em quatorze países. A decisão aprovada pelo conselho resultará no desinvestimento de operações na Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Equador, Venezuela, El Salvador e Guatemala.

“Nossas operações na América Latina foram o motor do crescimento da companhia até alguns anos atrás. No entanto, condições particulares nesses mercados têm impactado os negócios, reduzindo essa contribuição recentemente por diferentes razões e apesar do enorme esforço dos times locais”, afirmou o chairman e CEO da Telefónica, José María Álvarez-Pallete.

Notícias relacionadas

Para facilitar a atração de compradores, permitir “sinergias” e diminuir a exposição do grupo à variação cambial, uma spin-off das filiais latino-americanas será criada, com reunião dos ativos em uma nova unidade de negócios (a Hispanoamérica). O braço será liderado pelo executivo Alfonso Gómez, até então responsável pela cone norte da América Latina e principal negociador de parcerias como a celebrada na semana passada com a AT&T no México, além da venda recente de operações na América Central.

Com o foco da operação global restrito aos quatro mercados mais relevantes para o grupo, a Telefónica espera superar “incertezas geopolíticas, macroeconômicas, regulatórias e a alta competição”, sendo capaz de atender a demanda por “uma crescente alocação de capital”.

B2B

Outra importante decisão anunciada pela companhia foi a junção das divisões responsáveis por serviços digitais (cibersegurança, IoT/big data e cloud) em uma nova unidade batizada como Telefónica Tech. Espera-se que a integração (que deve ter reflexos na operação no Brasil) potencialize uma geração de receitas de mais de 2 bilhões de euros até 2022.

Segundo comunicado, os braços B2B da Telefónica já estão registrando crescimento de mais de 30% atualmente. Dessa forma, a empresa vislumbra a expansão para outros países e ramos de negócios, inclusive através de aquisições e impulsionada por potenciais ganhos de escala. A nova companhia será liderada por José Cerdán, atual head do segmento B2B na Telefónica.

Infraestrutura

A vertical de infraestrutura também ficará em uma unidade apartada (a Telefónica Infra), que terá a participação de 50,01% do grupo na Telxius como principal asset. Com “abordagem aberta para novos acordos e estruturas acionárias”, a divisão reunirá demais ativos do grupo como data centers (incluindo edge), projetos greenfield de fibra ótica, cabos submarinos e sistemas de antenas distribuídas (DAS). A Telefónica Infra será liderada por Guillermo Ansaldo, que atualmente comanda a área de recursos globais da matriz.

Como resultado de todas as mudanças, uma nova estrutura de gestão será adotada pela empresa, com uma central corporativa auxiliando a adequação à nova realidade, além da realização de mudanças no comitê executivo do grupo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile