Desligamento do sinal analógico no interior do Rio e São Paulo vai até dia 12; PR e RS desligam já

O percentual de domicílios aptos ara o sinal digital nos municípios localizados no interior do Rio de Janeiro e também do estado de São Paulo chegou a 87% e 89%  da população, respectivamente, conforme pesquisa Ibope Inteligência. Com isso,  o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) decidiu, nesta terça-feira, 27, sugerir ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que o desligamento do sinal analógico se inicie a partir desta quarta-feira, 30, e siga gradualmente até o dia 12 de dezembro. O grupo só tem liberado o switch-off  nos municípios onde a digitalização alcança 90% dos lares.

O Gired também obteve a informação de que no oeste do Paraná e no Sul do Rio Grande do Sul, alcançou, respectivamente, 92% e 90% da população. Com estes índices, o grupo  decidiu propor ao (MCTIC) que proceda o desligamento do sinal analógico seja realizado nesta quarta-feira, dia 28.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para os serviços de 4G das operadoras Laro, TIM, Vivo e Algar. De acordo com levantamento da Empresa Administradora da Digitalização (EAD), 41% das cidades já passaram pelo processo de mitigação de sinais e 4.263 cidades já foram liberadas em todo o país para a banda larga em 700 MHz.

Notícias relacionadas

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!