O percentual de domicílios aptos ara o sinal digital nos municípios localizados no interior do Rio de Janeiro e também do estado de São Paulo chegou a 87% e 89% da população, respectivamente, conforme pesquisa Ibope Inteligência. Com isso, o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) decidiu, nesta terça-feira, 27, sugerir ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que o desligamento do sinal analógico se inicie a partir desta quarta-feira, 30, e siga gradualmente até o dia 12 de dezembro. O grupo só tem liberado o switch-off nos municípios onde a digitalização alcança 90% dos lares.
O Gired também obteve a informação de que no oeste do Paraná e no Sul do Rio Grande do Sul, alcançou, respectivamente, 92% e 90% da população. Com estes índices, o grupo decidiu propor ao (MCTIC) que proceda o desligamento do sinal analógico seja realizado nesta quarta-feira, dia 28.
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para os serviços de 4G das operadoras Laro, TIM, Vivo e Algar. De acordo com levantamento da Empresa Administradora da Digitalização (EAD), 41% das cidades já passaram pelo processo de mitigação de sinais e 4.263 cidades já foram liberadas em todo o país para a banda larga em 700 MHz.