Em 2017, a black friday gerou faturamento de R$2,1 bilhões para o e-commerce com alta de 10,3% ante aos R$1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Ebit. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$580 para R$562, na comparação entre os períodos, como consequência de descontos mais agressivos.
Os produtos mais vendidos foram eletrodomésticos (23%), seguidos de telefones celulares (21%), eletrônicos (17%), informática (10%). Produtos de casa e decoração ficaram na quinta colocação, com 10% do faturamento.
Outro ponto de destaque da black friday foi o crescimento das compras realizadas por celular. O share de pedidos via smartphones aumentou 81,8% na comparação com o ano passado. O m-commerce representou 26,5% em volume financeiro das compras realizadas, alta de 41,5% ante 2016.
De acordo com a Ebit, em apenas quatro anos, o m-commerce sextuplicou. "Em 2013, as compras por celular representavam apenas 4,4% do total. Com a expansão do mercado de smartphones e do acesso via 3G e 4G no Brasil, esse é um mercado em franca ascensão, com potencial de crescimento bem acima da média do mercado", afirmou Pedro Guasti, CEO da Ebit.