Claro Brasil terá uma unidade de negócios para abrigar a Claro TV

O grupo Claro Brasil (América Móvil) terá uma quarta unidade de negócios. A empresa está criando uma unidade específica para tocar a operação de TV por assinatura via satélite (DTH), a Claro TV, que até aqui estava vinculada à unidade de negócios residenciais fixos, juntamente com a Net e com os serviços de banda larga e telefonia fixa. A decisão de criar uma nova unidade, segundo apurou este noticiário, se deve à constatação de que, para crescer e se tornar uma unidade competitiva, precisava ter vida própria. O negócio de TV por assinatura via satélite é essencialmente diferente do mercado de cabo por estar baseado em uma complexa cadeia de logística, distribuidores e instaladores. Além disso, o produto tem limitações diferentes (por exemplo, a dificuldade de venda em bundles com a banda larga) e a realidade de mercado hoje impõe outras formas de venda, como a venda pré-paga.

Segundo apurou este noticiário, há um comitê formado para compor a equipe desta nova unidade de negócios. Quem comanda este comitê no momento, como consultor, é Ricardo Miranda, que foi presidente da Sky, mas ele não deve permanecer efetivo no comando da Claro TV. José Félix, presidente do grupo, e Daniel Barros, CEO da unidade de negócios residenciais fixo, também participam das decisões do comitê e da montagem da equipe. A ideia é que a Claro TV tenha autonomia em sua estratégia comercial, definição de produtos e relacionamento com a cadeia de vendas e instalação, mas seguirá partilhando as áreas financeira, estratégica e compras de programação entre outras, hoje centralizadas na Claro Brasil, a exemplo do que acontece com a Claro Móvel e Embratel.

A América Móvil criou, em 2008, o que hoje é a Claro TV, de maneira separada da Net e vinculada à Embratel (na época com o nome Via Embratel), justamente por ser uma plataforma baseada em satélites. Com a unificação da empresa, há três anos, ela foi remanejada para a estrutura de TV paga, liderada pela Net. A Claro TV tem cerca de 2,3 milhões de assinantes (dados de maio), mas chegou a ter quase 3,8 milhões em novembro de 2014. A queda de base da Claro TV é considerada uma das principais causas da retração do mercado de TV paga como um todo.

Notícias relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o bonde da história já passou. Perderam 3 anos fazendo o círculo entrar no quadrado. Não deu certo. Mas agora o mercado é outro.

  2. Precisou fechar 70% dos parceiros de 15 anos de claro para perceber que a operação era completamente diferente. Tentamos por dois anos provar a deferenca entre as operações. Nossa empresa tinga uma saúde financeira de 13 anos. Entrou a Net no negócio e em 2 anos de fusão Net, não conseguimos nos manter no mercado, pois foram tantas exigências na operação que para nos enquadrarmos tivemos que investir muito e com isso não conseguimos seguir com nossa empresa. Fechamos em maio de 2017. Agora, tudo voltará a ser como antes?

  3. Fui assinante a vários anos do combo da Algar, (Fixo / VDSL e HDTV) e a um mês fechei um combo com a NET, sendo os mesmos produtos mas na tecnologia Cable Modem. Sinceramente… é infinitamente melhor e robusta a prestação dos serviços. Acredito que HDTV e mesmo o ADSL ainda são importantes, principalmente em cidades do interior ou regiões das grandes cidades sem muita infraestrutura. A estratégia da Claro é acertada se ela própria não rivalizar com a NET e entrar com força em regiões deficitárias. Mas em cidades que dispõem da tecnologia de Fibra ou Cabo, não tem comparação!

  4. O dth quando foi criado foi a menina dos olhos da companhia mas devido a carreria de sucesso que a are do hfc teve achou que as mesmas pessoas seriam competente em conduzir o negócio de Tv por satélite , infelizmente eles não tiveram esta habilidade e agora terão de suar muito para conseguir voltar a competir devido a degradação da rede do DTH por " briguinhas " de " gerentinhos " e o resultado foi este , triste mas antes tarde do que nunca , desejo sucesso ao dth e que possam se recuperar.

  5. Hoje é o meu ultimo dia na operaçao como parceiro senior credenciado na Claro Hdtv. Sao seis anos de operaçao para agora ser desligado por uma equipe da NET que atua a seis meses na região e nao conhece nada de dth.Me deixaram com um prejuizo de 100.000 e me tratam como seu eu fosse um bandido, nem se quer conseguiram evidenciar o motivo do meu desligamento.A partir de amanha o novo parceiro assume cheio de esperança, mal sabe ele como funcionam as coisas. Sinto pelos novos 24 desempregados na minha cidade. Vcs cometeram vários erros mais quem pagou o preço foram os parceiros e suas equipes.

  6. Acompanhei de perto e "in loco" o processo de gestão unificada da América Móvil e posso afirmar que foram 3 anos pouco efetivos e, muitas vezes, auto-destrutivos. A tentativa se produzir um "padrão NET" fez haver um retrocesso nas vendas e o cliente ficou cada vez mais fora do espectro de decisões sobre os produtos ofertados. Desejo sucesso nessa mudança e que dessa vez ouçam todos atores que fazem parte desse contexto para extrair o melhor para todos.

Deixe um comentário para Ane Garcia Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!