Aprovado projeto que prevê auditorias periódicas nas agência reguladoras

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira, 27, projeto que prevê a realização de auditorias periódicas do Tribunal de Contas da União (TCU) nas agências reguladoras. De acordo com a proposta (PLS 438/2007), as auditorias deverão avaliar o desempenho da agência e de seus diretores. Ao final, os relatórios serão enviados para avaliação do Senado e da Câmara dos Deputados.

Notícias relacionadas
Apresentada pelo então senador Gerson Camata, em 2007, a matéria recebeu aprovação unânime na CMA, em decisão terminativa e, por isso, se não houver recurso para votação em Plenário, segue para análise da Câmara dos Deputados.
Ao sugerir a proposta, Camata destacou que as agências reguladoras são indispensáveis para a concessão do direito de explorar atividades econômicas e serviços públicos. Porém, ressalvou que precisavam ser aperfeiçoadas para preservar sua autonomia e corrigir problemas. Como salientou à época, o Congresso poderá adotar as providências cabíveis, após receber os resultados das auditorias realizadas pelo TCU.

O relator na CMA, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), manifestou seu convencimento de que as agências de fato apresentam problemas. Em reforço, citou a recém-divulgada Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que resultou no indiciamento de um diretor da Agência Nacional de Águas (Ana) e outro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dois irmãos já afastados de seus cargos.

O PLS 438/207 acrescenta o Inciso V na Lei 8.433/ 1992: "Realizar auditorias operacionais periódicas nas agências reguladoras, com o fim de avaliar o desempenho da entidade e de seus diretores, encaminhando as decisões e o inteiro teor dos processos ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados ".

Com informações da Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!