Avaya aposta em aplicações de comunicações

A área que mais cresce na Avaya é a chamada CEBP (Communications Enabled Business Processes), afirma a gerente de marketing de soluções da Avaya Brasil, Gisele Boni. Trata-se do desenvolvimento de aplicações de comunicações inteligentes para o mercado corporativo. São, em geral, soluções customizadas para automatizar processos. A área de desenvolvimento desses sistemas na Avaya nasceu na filial brasileira e já criou aplicações para empresas em vários países.
Um dos exemplos citados por Gisele é uma aplicação usada pelo governo norte-americano em Nova Orleans, para prevenção a furacões. A aplicação em questão está interligada ao sistema de monitoramento do clima. Quando há um alerta, dependendo da sua gravidade, a aplicação realiza ações como avisar a defesa civil e os bombeiros, ou até mesmo ligar para farmácias e supermercados com mensagens pré-gravadas solicitando que aumentem o estoque de kits de primeiros socorros.
Outra aplicação dentro da área de CEBP é a integração com sistemas de controle de estoques: quando está perto de faltar algum material, o software alerta a pessoa responsável e fornece todas as informações necessárias para uma nova compra.
As outras áreas de atuação da Avaya são telefonia IP, contact center e comunicações discadas. A empresa não abre, contudo, seu faturamento por áreas, nem por países.

PMEs

O principal foco de atenção da Avaya no Brasil em 2008 será o atendimento ao mercado de pequenas e médias empresas (PMEs). Hoje, a maior parte da receita da companhia advém de grandes empresas. ?Estamos nesse momento planejando nossa estratégia para empresas de porte médio para os próximos três anos?, explica Gisele. Ela aposta que as PMEs demandarão soluções principalmente nas áreas de telefonia IP e contact center.

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