Nera e Hispamar fornecerão banda larga via satélite

A Nera e a Hispamar fecharam contrato, no valor de US$ 6 milhões, para o fornecimento de banda larga via satélite. Pelo contrato, a Nera fornecerá a estação em terra, terminais e serviços e também implementará a solução. Até agora, a Nera oferecia soluções de rádio e terminais móveis para o sistema Inmarsat. A tecnologia que suportará a infra-estrutura é a DVB-RCS (Digital Video Broadcasting – Return Channel via Satellite), já está em operação na Espanha, Ilhas Fiji e Noruega.
O presidente da Nera Brasil, Eduardo Fadanelli, diz que os novos serviços estarão disponíveis a partir de janeiro do ano que vem, com cobertura pelo satélite espanhol Hispasat 1D, que opera em banda Ku e cobre parte da América Latina e Europa, com 28 transponders. A partir de junho do ano que vem, com a entrada em operação do satélite Amazonas, da Hispamar, todo o País e a América Latina serão cobertos pelos novos serviços.
Os terminais serão produzidos pela Nera em sua unidade em Alphaville (SP) e somente a produção das placas será terceirizada. Fadanelli diz que a Hispamar terá condições de oferecer não somente a cobertura em áreas remotas como também em localidades urbanas não cobertas pelo ADSL, como regiões periféricas da cidade de São Paulo, por exemplo. O executivo confia na demanda do mercado, a despeito das projeções mundiais. Segundo ele, as empresas de satélite cobrem apenas 2% do mercado de banda larga. O Brasil deve encerrar este ano com 1,1 milhão de acessos banda larga. Fadanelli diz que, a seguir essa estimativa, se o mercado para satélite no Brasil for de 20 mil acessos, já está muito bom.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!